Saúde voltou a ser tema de debate na tribuna, com cobranças por melhorias no atendimento da rede municipal
PASSOS – A Câmara Municipal de Passos realizou, nesta segunda-feira, 18 de maio, a 16ª reunião ordinária do ano. Na ordem do dia, os vereadores aprovaram o envio de seis requerimentos e dois projetos de lei, sendo um em primeiro turno e outro em segundo turno. A situação do atendimento na Saúde, envolvendo a rede municipal ambulatorial e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), voltou ao centro dos debates durante os discursos na tribuna.
Em primeiro turno, o plenário aprovou projeto de lei de autoria do vereador Iran Parreira que reconhece o Caminho Santa Rita de Cássia, no trecho entre os municípios de Passos e Cássia, como rota municipal de turismo religioso, cultural e de peregrinação.
O vereador destacou, durante o grande expediente, a expectativa em torno da consolidação do roteiro. Segundo ele, o turismo religioso pode atrair visitantes para Passos e fortalecer a cidade dentro desse segmento. Iran também comentou a tradicional caminhada de 21 de maio e afirmou que a previsão é de participação de mais de 3 mil romeiros neste ano.
Em segundo turno, foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Wender Garcia que dá o nome de Marluce Aparecida dos Santos Silva à atual rua B, localizada no loteamento Antônio Ávila. O vereador usou a tribuna para falar sobre a homenagem, que foi acompanhada por familiares de Marluce durante a votação.
Requerimentos
O vereador Milton Silva teve quatro requerimentos aprovados. Ele solicitou melhorias na praça Monsenhor Messias Bragança e operação tapa-buracos em toda a extensão da rua Coimbras, além das ruas Pratápolis e Campo Florido.
O vereador André Albino teve dois requerimentos aprovados. Um deles pede alteração de emenda impositiva no valor de R$ 70 mil, de sua autoria, destinada a beneficiar o Instituto Antônia Maria por meio de projeto esportivo, com inclusão das modalidades de handebol e atletismo. O outro requerimento solicita à Prefeitura a notificação do proprietário de um terreno localizado na rua Tiradentes.
Saúde volta ao debate
No grande expediente, a Saúde voltou a ser tema dos pronunciamentos, com vereadores cobrando melhorias no atendimento prestado à população.
A vereadora Isabel Ribeiro afirmou que a Saúde não estaria recebendo a atenção necessária. Ela relatou o caso de um recuperando da APAC que, segundo ela, teria trabalhado na coleta de lixo e sido contaminado por uma bactéria, o que o levou ao hospital.
O vereador João Serapião disse que muitos cidadãos em situação de vulnerabilidade têm precisado pagar por exames que não estão sendo oferecidos pela rede pública. Ele afirmou que o SUS é direito de todos e que tem recebido várias reclamações de usuários.
A vereadora Gilmara Oliveira afirmou que a Saúde precisa melhorar, mas disse não concordar com insinuações genéricas. Segundo ela, as críticas devem ser feitas de forma pontual. Sobre o caso do paciente que teria atuado na coleta de lixo, a vereadora afirmou que ele já apresentava quadro da doença antes de realizar o serviço. Ela também disse que servidores da UPA têm sido vítimas de desacato durante o exercício da função.
Outros temas
O vereador Alex Bueno destacou que as obras de reurbanização da avenida Otto Krakauer caminham para a conclusão. Ele também sugeriu que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) firme convênio para oferecer oportunidade de estágio a alunos da APAE. O vereador ainda defendeu a ampliação do horário de atendimento do serviço de nutrição e dietas da Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador Wender Garcia anunciou que o Clube do Xadrez será retomado, com a cessão de uma sala pela Secretaria Municipal de Cultura para funcionamento da instituição. Segundo ele, o espaço será voltado ao esporte e ao lazer para pessoas de todas as idades. Wender também defendeu a ampliação das aulas de hidroginástica para pessoas carentes.
Fonte: Câmara Municipal de Passos
Autor: Ascom Câmara Municipal de Passos
Local: Câmara Municipal de Passos