PASSOS – A Câmara Municipal de Passos aprovou, na tarde desta segunda-feira, 20 de julho, projetos que asseguram auxílio para o transporte de estudantes universitários e de cursos técnicos que precisam se deslocar diariamente para outras cidades. Além disso, os vereadores aprovaram projeto de repasse de recursos para a SOS Patas, entidade que atua na causa animal, especialmente na proteção e assistência a cães e gatos.
Quatorze requerimentos com pedidos diversos dos vereadores foram aprovados na 25ª sessão ordinária. No final da tarde, a Câmara realizou uma reunião extraordinária com o objetivo de agilizar a aprovação dos projetos que já haviam sido votados na reunião ordinária.
O projeto enviado pelo Executivo que trata do auxílio financeiro para o transporte de estudantes prevê subsídios da ordem de R$ 900 mil. A iniciativa beneficia estudantes universitários e de cursos técnicos que moram em Passos, mas estudam em cidades próximas.
O vereador Alex Bueno destacou que o projeto foi aprovado nos mesmos moldes do ano passado, em uma iniciativa relevante de apoio à Educação. Na mesma linha, a vereadora Gilmara Oliveira disse que a medida é extremamente importante para os estudantes e suas famílias e dá sequência a ações realizadas em anos anteriores.
Ainda durante o debate da votação, a vereadora Aline Macêdo disse que o auxílio foi construído a várias mãos. A vereadora Isabel Ribeiro registrou que se trata de uma luta da Câmara em favor dos estudantes. O vereador Michael Silveira, por sua vez, lembrou que a iniciativa é uma cobrança de longa data da Câmara, enfatizando que, na legislatura passada, o então vereador Edmilson Amparado defendeu a criação do auxílio.
Também foi aprovado o projeto enviado pelo Executivo que autoriza o repasse de R$ 300 mil à Sociedade de Proteção aos Animais de Passos, a SOS Patas. Os recursos serão destinados ao trabalho de proteção e assistência de pequenos animais.
Moção a campeão em rodeio
No início da sessão, o vereador Iran Parreira entregou a Alexander Magno Frazão moção de aplausos e congratulações pelo título de campeão de montaria em cutiano, modalidade do rodeio brasileiro. Alexander é passense e tem vencido provas em diversas cidades, levando e elevando o nome de Passos. Uma de suas conquistas mais recentes foi o título de campeão da modalidade na Exposição Agropecuária de Monte Santo de Minas.
Grande expediente
Nos pronunciamentos no grande expediente, os vereadores voltaram a repercutir as dificuldades criadas a partir do novo sistema de regulação da Secretaria de Estado de Saúde, o chamado CORE, que tem gerado transferências de pacientes para internações em outras cidades.
Depois de criticar que as mulheres não têm, na rede pública de saúde de Passos, um atendimento especializado, a vereadora Isabel Ribeiro disse que há obras paradas, como o Hospital da Mulher, e equipamentos sem funcionar.
“A população passense está gritando, o grito deles é o mesmo nosso, principalmente quando se trata de Saúde”.
O vereador Milton Silva afirmou que a situação é de indignação, porque pacientes que poderiam ser internados em Passos continuam sendo levados para outras cidades.
“Tem dois meses de implantação do Core e a gente não tem visto nenhuma melhoria”.
Segundo o vereador Alex Bueno, nesta terça-feira os vereadores vão a Belo Horizonte discutir a questão na Secretaria de Estado de Saúde. Ele disse que o CORE está trazendo muitos problemas, precisa de soluções e adequações.
“Tem trazido muito problema para a cidade de Passos e para a região. Sexta-feira tinha 37 pacientes na UPA e vários deles encaminhados para outras cidades, esse problema é recorrente”.
Por sua vez, o vereador Iran Parreira destacou o sucesso do Fórum de Turismo Religioso realizado em Passos no final de semana, afirmando que foram mais de 200 participantes. Iran enalteceu as parcerias e agradeceu os apoios recebidos.
“Reuniu pessoas de vários Estados, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais veio em peso, foi muito bom falar do turismo religioso, o tanto que ele cresce em nossa região”.
A vereadora Gilmara Oliveira, líder do prefeito, destacou que o CORE é uma responsabilidade do Estado e que, por isso, o governo estadual deve ser cobrado. Gilmara disse que a administração municipal tem planos de instalar um centro de especialidades médicas e também trabalha para implementar o CAPS 3.
“A Saúde tem muito a melhorar, mas nós precisamos entender que a Saúde é uma pauta, uma demanda permanente e crescente”.
O vereador Michael Silveira dedicou boa parte de seu pronunciamento para cobrar o pagamento de direitos trabalhistas aos servidores municipais. Segundo ele, a pauta do chamado descongela, para pagamento de direitos suspensos durante a pandemia da Covid, é importante.
“Sou de cobrar, é direito do servidor tem que pagar. Não é direito meu, é do servidor”.
14 requerimentos aprovados
A vereadora Gilmara Oliveira teve requerimento aprovado pedindo à Prefeitura medidas emergenciais para a rua Veja quanto à limpeza, pavimentação e implantação de sinalização de trânsito.
O vereador Milton Silva pediu a notificação de proprietário de terreno na avenida Poços de Caldas para limpeza, capina e remoção de entulhos. Ele também pediu a notificação de proprietário na avenida Otto Krakauer.
Requerimento aprovado de autoria do vereador Plínio Andrade pede vistoria e providências para estabelecer iluminação em área pública de lazer na avenida José Caetano de Andrade. Outros dois pedidos do vereador tratam da realização de estudo técnico para alteração do sentido de circulação na rua Duque de Caxias e de informações sobre o andamento do processo de regularização fundiária desenvolvido pelo município na região do bairro São Francisco.
O vereador Alex Bueno teve dois requerimentos aprovados: um pedindo serviço de tapa-buracos na rua São José Operário e outro solicitando a mesma melhoria para a avenida JK, em frente ao número 219, no bairro Colégio de Passos.
A vereadora Aline Macêdo teve requerimento aprovado solicitando da Prefeitura informações sobre a frota de veículos do município.
O vereador Wender Garcia teve requerimento aprovado solicitando da Prefeitura providências junto ao proprietário de imóvel localizado na rua Roberval de Almeida, tendo em vista que o local se encontra abandonado.
De autoria da vereadora Isabel Ribeiro, dois requerimentos foram aprovados: um pedindo à empresa Nascentes das Gerais a instalação de passagem de pedestre e redutores de velocidade na rodovia MG-050, no entroncamento com a rodovia BR-146; e outro solicitando da Prefeitura a construção de passarela elevada de pedestre na avenida Juca Stockler, em frente à academia Panobianco.
Tendo os vereadores Michael Silveira e Aline Macêdo como autores, foi aprovado requerimento pedindo pavimentação asfáltica em trecho próximo à rua Imaculada Conceição e à avenida Chico Xavier.
Outro requerimento de Michael Silveira aprovado solicita estudos de viabilidade técnica e orçamentária para aquisição e distribuição de carrinhos de passeio coletivo destinados às unidades de educação infantil.
Fonte: Câmara Municipal de Passos
Autor: Ascom Câmara Municipal de Passos
Local: Câmara Municipal de Passos