PASSOS (MG) – A Câmara Municipal de Passos abriu as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2026 (PJ Minas), programa de formação política e cidadã desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A iniciativa é coordenada pela Escola do Legislativo do município e é voltada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Passos.
Neste ano, o tema definido em âmbito estadual é “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”, com três subtemas orientadores: enfrentamento ao capacitismo e à violência; direito à informação e à comunicação; e espaços acessíveis e ambientes inclusivos. A proposta é estimular o debate sobre políticas públicas e promover reflexões sobre direitos, acessibilidade e respeito às diferenças.
O presidente da Câmara, vereador Plínio Andrade, destacou a importância da participação dos jovens no projeto. “Esta é mais uma edição em que a Câmara abre suas portas para estes jovens participarem de um projeto que foca na cidadania, desperta o senso crítico, provoca o debate de ideias e o trabalho em equipe e prepara futuros homens e mulheres públicos que vão pensar o futuro da nossa sociedade” , afirmou.
Os últimos ajustes para o início da nova turma foram definidos em reunião realizada na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, com a presença da diretora da Escola do Legislativo, Mayara de Souza Silva, dos coordenadores do Parlamento Jovem Maria Regina Marques e Michael Henrique Vieira de Andrade, além do superintendente da SRE/Passos, Inácio Ferreira da Silva Júnior. O encontro tratou do cronograma de mobilização nas escolas e da organização das oficinas formativas.
A equipe do Legislativo passense também participou, no início de fevereiro, da formação de coordenadores do Polo Sudoeste, realizada na Câmara Municipal de Bom Jesus da Penha, onde foram alinhadas as diretrizes pedagógicas e as etapas do programa.
O Parlamento Jovem acontece anualmente e é estruturado em quatro fases: preparação e implementação; etapa municipal; etapa regional; e etapa estadual, esta última realizada na sede da ALMG, em Belo Horizonte. Durante o processo, os estudantes participam de oficinas temáticas, elaboram diagnósticos locais, constroem propostas e defendem suas ideias em plenárias. Ao final, o documento aprovado é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, podendo subsidiar iniciativas legislativas.
Além da formação política, o programa utiliza metodologias ativas de aprendizagem, incentiva o protagonismo juvenil e aproxima os estudantes do funcionamento do Poder Legislativo.
Neste ano, a Escola do Legislativo de Passos também anunciou que irá premiar os alunos que se destacarem ao longo das atividades, como forma de estimular o engajamento.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/JfcrtqsDnD53btjUA