A Câmara Municipal de Passos, através da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural, debateu na noite de 23 de setembro o Plano de Mobilidade Urbana.
A Câmara Municipal de Passos, através da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural, debateu na noite de 23 de setembro o Plano de Mobilidade Urbana. Enviado pelo Executivo, o projeto de quase 1.100 páginas traça o diagnóstico, o inventário e propõe diretrizes para a mobilidade, que envolve pessoas, veículos e o sistema viário.
A audiência pública, realizada no plenário, reuniu cerca de 60 pessoas e foi dirigida pelo presidente da Comissão, vereador João Serapião, que começou o evento lembrando a importância da participação popular e o compromisso de transparência, destacando tratar-se de um tema que impacta a vida de todos os cidadãos. O presidente da Câmara, Plínio Andrade, compôs a mesa dos trabalhos.
A Câmara Municipal deu divulgação ampla nos dias que antecederam, buscando atrair maior número de participantes, dado a relevância do debate e o interesse que envolve toda a população. A íntegra do plano pode ser acessada no site: camarapassos.mg.gov.br.
O debate contou com a participação do vice-prefeito e secretário do Planejamento, Maurício Silva, e coube ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Abdala, promover a exposição técnica do projeto.
A exigência do plano de mobilidade urbana é regida por lei federal, dentro da política nacional para o setor – que prevê a legislação para cidades com mais de 20 mil habitantes (Lei 12.587/2012). Seus objetivos são a melhoria do deslocamento, a promoção da sustentabilidade, a garantia da acessibilidade, a organização do trânsito e apoio ao desenvolvimento urbano,
Segundo o secretário Abdala, o plano começou a ser elaborado em 2024, tendo a frente uma equipe técnica com a assessoria de uma empresa. Vinte servidores da Prefeitura estiveram envolvidos. Foram 6 fases e realizadas duas audiências, sendo o primeiro passo o diagnóstico da cidade, vindo depois o estudo das diretrizes viárias e o sistema para os usuários, como de ciclovias e transporte coletivo.
Fonte: Câmara
Autor: João Ernesto
Local: Câmara Municipal de Passos