Notícias

Câmara debate soluções para Segurança Pública

09 de Maio de 2005

      A situação da Segurança Pública em Passos foi tema de Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal na última sexta-feira (6 de maio). O debate, realizado a pedido do vereador Nivaldo Chaparral, reuniu representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público Estadual e de associações de bairros.
      Como forma de oficializar um consolidado de propostas que deve ser encaminhado ao governo do Estado, a Audiência Pública definiu que todas as instituições do município poderão encaminhar as sugestões por escrito à Câmara Municipal. As propostas vão somar-se àquelas levantadas na Audiência, entre elas a necessidade do aumento do efetivo de policiais na cidade, em especial da Polícia Civil. Instituições interessadas em participar devem faze-lo no prazo de 30 dias.
      Os delegados da Polícia Civil, Wladimir Colli de Souza, e Paulo Queiroz Ferreira disseram na Audiência que  da turma de cerca de 700 novos policiais formados pela instituição, apenas um perito foi destacado para trabalhar na cidade. O delegado Paulo Queiroz frisou que havia a expectativa de que 12 investigadores fossem nomeados para Passos.
      Na explanação do comandante da 77ª Companhia de Polícia Militar, capitão Josué Emerick, os crimes hoje verificados na cidade na sua maioria são contra o patrimônio público. Segundo ele disse aos vereadores, entre os problemas de criminalidade, deve ser ressaltado também o envolvimento de menores, em especial a questão desses na reincidência. Mesmo assim, comparando as estatísticas, o policial militar disse que entre 50 unidades da PM em Minas Gerais, o 12º BPM está situado em 26º em índice criminal e em 47º no gráfico de crimes violentos.
      A representante do Ministério Público Estadual, Patrícia de Assis Lelo, revelou que as duas promotorias criminais da comarca trabalharam na denúncia de cerca de 600 processos no ano passado, confirmando que a maioria dos casos envolve crimes contra o patrimônio e relação com tóxicos. Do lado das associações de bairros, o vice-presidente da Associação do Santa Luzia, Isac Soares de Faria, defendeu medidas preventivas contra a criminalidade e mostrou sua preocupação sobre o grande número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas na cidade. O representante da Associação dos Moradores do Coimbras, Geovane Alves, pediu a reativação do serviço de treiler da PM, para policiar nos locais de concentração nos bairros.
      O autor da proposição da Audiência, vereador Nivaldo Chaparral, disse que o quadro de criminalidade hoje é preocupante. Para ele, soluções devem ser buscadas, como a que viabilizou a criação de uma patrulha rural, assinalando que com a ronda de uma viatura destacada especificamente para o setor, os furtos no meio rural já diminuíram sensivelmente.
      O presidente da Câmara Municipal, vereador dr. José Roberto Bernardes, afirmou que foram feitas gestões junto à direção da Polícia Civil na capital para o aumento do efetivo, afirmando ser importante a união das forças políticas para o objetivo ser conseguido, a exemplo do que aconteceu na implantação da Justiça Federal. O vereador

José Antonio Freitas Campos, o Tuco, assinalou a necessidade do município resgatar a sua representatividade política e disse ser importante maior apoio ao Conselho Tutelar e a instalação da Delegacia da Mulher.
      Na opinião do vereador Alexandre de Almeida, 1º secretário da Casa, foi lamentável o fato de nenhum investigador da Polícia Civil ter sido designado para a cidade. Alexandre defendeu a necessidade de maior apoio ao Corpo de Bombeiros. Por sua vez, o vereador Sebastião Bacada disse que a PM está nomeando 8 novos policiais militares para Passos, e explicou que um projeto do deputado Sargento Rodrigues, que tramita na Assembléia Legislativa, criando o Fundo de Segurança Pública, pode transformar o setor no Estado. O vereador anunciou  que no próximo dia 24 estará sendo criado o Conselho de Segurança Pública de Passos.
      Na avaliação do vereador Waldemar Ribeiro, vice-presidente da Casa, o fato de o município ter um dos menores índices de criminalidade do Estado, deve-se à competência das polícias, embora com efetivos reduzidos. O vereador Carlos Renato, o Renatinho Ourives, afirmou que é preciso a união das forças políticas para cobrar na capital. O vereador Renato Andrade destacou a eficiência das polícias e sugeriu a realização de mais audiências públicas.

 

SDLP/jpe
031/2005
09/05/05

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.