Notícias

Bebedouros: Comissão de Saúde ouve Vigilância

13 de Junho de 2017

A Vigilância Sanitária do município realiza um trabalho preventivo sobre a higienização de bebedouros públicos, orientando os responsáveis sobre a necessidade de limpeza periódica para segurança de quem consome água nesses locais

Bebedouros: Comissão de Saúde ouve Vigilância

Bebedouros: Comissão de Saúde ouve Vigilância

A Vigilância Sanitária do município realiza um trabalho preventivo sobre a higienização de bebedouros públicos, orientando os responsáveis sobre a necessidade de limpeza periódica para segurança de quem consome água nesses locais. O tema foi motivo de debate nessa terça-feira (13 de junho) promovido pela Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos.

A ação da Vigilância mira locais de grande fluxo: as escolas, clubes e academias. Só de estabelecimentos de ensino, eles somam 56 em Passos, entre particulares e das redes municipal, estadual e federal. A Vigilância diz ter encontrado deficiências em escolas, alertando para a necessidade da higienização nos bebedouros ser feita a cada 15 dias.

O debate, dirigido pelo presidente da Comissão, vereador dr. Rodrigo Barreto (PSD), reuniu  também o vereador Alex Bueno (PSD) – membro da Comissão -, técnicos da Vigilância, o secretário municipal da Educação, Michael Silveira, e representantes da Superitendência Regional de Ensino.

A Vigilância informou  que visita todas as escolas pelo menos uma vez por ano, abrindo os bebedouros para conferir suas condições. De acordo com o secretário Michael Silveira, a Prefeitura prontamente solucionou deficiências  nas escolas da rede municipal apontadas pelos técnicos nesse ano. A Superintendência de Ensino informou que no caso da rede estadual os diretores têm autonomia de gestão, mas que o órgão pode ajudar orientando conforme as regras da Vigilância.

Os vereadores dr. Rodrigo Barreto e Alex Bueno afirmaram que devem contribuir na adoção de legislação, de forma a regular o funcionamento dos bebedouros nas escolas da rede municipal. Alex sugeriu a elaboração de levantamento completo sobre a real situação no setor e defendeu que os prestadores de serviços, que representam os fabricantes, deveriam ser notificados sobre a normatização.

Na avaliação de dr. Rodrigo Barreto, o debate foi importante para apontar soluções, destacando que entre outras ações a Comissão de Saúde vai contribuir com o novo código de vigilância sanitária, cujo projeto está em estudos na Prefeitura.

Ordinária

Quatorze requerimentos foram aprovados na 17ª ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada em 12 de junho, de autoria dos vereadores Téo Lemos (PSD), Dona Cida (PT), Alex Bueno (PSD, Erick Silveira (PMDB) e João Serapião (PT).

Em reuniões em separado, durante suspensão da ordinária, os vereadores receberam os secretários municipais Olga Bastos (Gabinete) e Clever Nascimento (Fazenda) e servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O secretário Clever Nascimento falou sobre a situação das finanças da Prefeitura. Já os servidores reivindicaram melhores condições de trabalho.

Bebedouros: Comissão de Saúde ouve Vigilância Bebedouros: Comissão de Saúde ouve Vigilância

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.