Notícias

Vereadores discutem com governo do estado a construção da casa do menor fora da cidade

27 de Setembro de 2013
Vereadores discutem com governo do estado a construção da casa do menor fora da cidade

Vereadores discutem com governo do estado a construção da casa do menor fora da cidade.

Na tarde desta quarta-feira 25, o deputado Zé Maia – PSDB e os vereadores de Passos Luís Carlos do Souto Júnior (Dentinho), presidente da Câmara Municipal, e Hilton Silva, 1º secretário, ambos do PSDB, e o Coronel Lemos – ex comandante do 12º Batalhão de Passos, estiveram em audiência com o Secretário de Estado de Defesa Social Rômulo de Carvalho Ferraz, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para discutirem sobre a implantação da Casa do Menor em Passos.

O município vem apresentando grandes índices de criminalidade por parte de menores, o que vem trazendo grande preocupação à população. O assunto foi tema de várias reuniões entre autoridades e membros da comunidade em geral, visando a viabilização de medidas para conter e prevenir a prática dos crimes.

A construção de um espaço para a ressocialização destes menores foi uma das sugestões apresentadas. A ideia inicial do Estado é de desativar uma escola que fica no bairro Belo Horizonte próximo ao centro da cidade para abrigar a Casa do Menor. No entanto, a população e autoridades foram contrários, tendo em vista a localização do prédio que além de não possuir espaço suficiente está muito próximo a instituições como Cemig, Rotary Clube, Hospital São José, Unimed, Apae, Teatro Rotary, Fesp e também  ao comércio  e residências.

Durante a audiência os participantes demonstraram essa preocupação, inclusive entregando ao Secretário um abaixo assinado de iniciativa dos moradores e presidente de associações dos bairros Belo Horizonte e Novo Horizonte, contra a desativação da escola.  Os vereadores apresentaram três sugestões de áreas fora da zona urbana, as quais foram bem aceitas pelo Secretário que se comprometeu a enviar uma equipe até Passos para realizar um estudo técnico com o objetivo deescolher a mais apropriada. “Deixamos claro que não somos contra a Casa do Menor, mas argumentamos a necessidade da instituição ser implantada em local adequado”, salientou o vereador Hilton.

Para o vereador Dentinho uma outra preocupação era a de se implantar a Casa do Menor em local definitivo.  “Se o Estado optasse pela escola, sóteríamos condições de receber de 40 a 50 internos e muito em breve teríamos que pensar em outra área, enquanto que as opções que apresentamos hoje possui condições favoráveis para receber 200 menores, com área suficiente para construção de espaços para práticas esportivas e outras atividades de ressocialização”, afirma o presidente da  Câmara.

Segundo o Secretário Rômulo, o Governo do Estado vai liberar R$ 3 milhões a serem investidos na construção da Casa do Menor. “O resultado desta audiência foi excelente. O Secretário entendeu perfeitamente à necessidade da implantação desta obra em local adequado, atendendo os anseios da população de Passos. Vamos no empenhar para que a construção da Casa do Menor seja efetivada o mais breve possível”,destacou o deputado Zé Maia.

Vereadores discutem com governo do estado a construção da casa do menor fora da cidade

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.