Notícias

Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível

11 de Junho de 2013
Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível

Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível

Audiência Pública

            Com o plenário lotado, reunindo mais de 600 pessoas, a Câmara Municipal de Passos realizou Audiência Pública na noite de segunda-feira (10 de junho) para debater o processo de encampação da Fundação de Ensino Superior (Fesp) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Na fala mais esperada do evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, deputado federal  Nárcio Rodrigues, disse que a estadualização da Fesp é irreversível e que se trata de uma decisão política do governador Antonio Anastasia.

            A Audiência foi um sucesso: reuniu cerca de 60 vereadores da região – representando 20 municípios -, 5 prefeitos, 5 vice-prefeitos, lideranças comunitárias, professores, alunos, representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil. Junto com o secretário Nárcio, estiveram presentes o deputado federal Renato Andrade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares, os deputados estaduais Zé Maia e Antonio Carlos  Arantes, um pró-reitor da UEMG , o prefeito Ataíde Vilela, o vice Ademir Silva e o ex-deputado Márcio Maia.

            Foram cerca de duas horas e meia de pronunciamentos. Todos os vereadores da Casa puderam se manifestar. Em seguida, a presidência abriu a palavra para um representante dos professores da Fesp, para um aluno e para um representante da comunidade. Os componentes da mesa falaram em seguida.

            O secretário Nárcio Rodrigues foi o último a se pronunciar. Depois de elogiar a atuação da Fesp e traçar um histórico da UEMG e suas dificuldades de implantação nos últimos governos, ele disse a encampação da Fesp e de mais cinco fundações do interior é uma decisão tomada do governador Anastasia, que com essa postura colocou o ensino superior na pauta do governo. No contexto, o secretário afirmou que o projeto da absorção das fundações que tramita na Assembléia Legislativa interessa ao governo ser aprovado com agilidade, para que o processo passe às fases seguintes da implantação, entre elas agratuidade para os alunos, objetivo segundo ele para acontecer no menor espaço de tempo possível.

            Nárcio buscou rebater informações de cunho negativo que estão sendo plantadas por alguns  na comunidade e que colocam em dúvida  o projeto. De acordo com ele, professores e funcionários da Fesp serão mantidos até que aconteçam os concursos específicos, afirmando que o Estado não tem pretensões de fazer estadualização com “violência”. Ele citou o exemplo da cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, onde a UEMG foi instalada sem atropelos e mantém hoje um campus de sucesso, sem com que nenhum servidor e professor tenha sido prejudicado.

            Ainda em sua fala, o secretário destacou que o governador Anastasia não é dado a promessas, mas aquelas que faz ele cumpre – lembrando que o caso da encampação em Passos é um compromisso pessoal do governador. Nárcio enfatizou que a pretensão é fazer da UEMG em Passos uma grande universidade regional com a implantação de pólos também em outras cidades do entorno, citando Piumhi, Carmo do Rio Claro, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.

Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível Nárcio diz que estadualização da Fesp é irreversível

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.