Notícias

Press Release 19/3/2002

19 de Março de 2002

Câmara protesta contra forma
de escolha do reitor: UEMG

Todos os vereadores da Câmara Municipal de Passos assinaram na reunião ordinária da última segunda-feira, dia 18 de março, ofício endereçado ao Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, protestando contra a tentativa do Conselho de excluir as fundações do interior do processo de escolha do reitor da UEMG.
No ofício (cópia em anexo), encaminhado por fax no mesmo dia pelo presidente da Câmara, Marcos Salutti, à reitoria da UEMG, os vereadores lembram sobre a obrigatoriedade do Conselho cumprir o que determina a Constituição Estadual, em relação à criação da Universidade Estadual.
O documento requere, ao mesmo tempo, que o direito previsto para as unidades da capital, seja o mesmo para as unidades do interior.
Segue cópia do ofício:

Passos, 18 de março de 2002
Ao
Conselho Universitário da UEMG

Prezado Senhor,
Usamos do presente para manifestar, em nome do povo de Passos, como seus legítimos representantes eleitos para o Poder Legislativo, nossos protestos e indignação contra a decisão do Conselho Universitário da UEMG de excluir as fundações do interior do processo de escolha do reitor.
Nosso município e toda a região, como parte interessada no processo de implantação da UEMG, tem se mobilizado durante todos esses anos a favor da Universidade, muitas vezes encabeçando as batalhas – como foi no caso, por exemplo, no ano passado, das emendas à Constituição e ao Orçamento, em benefício da instituição. Conhecemos a luta com o mesmo objetivo que tem sido travada por outras instituições no Estado.
No momento em que vemos esse importante passo na democratização da Universidade, com a eleição do reitor, não podemos aceitar o interior do Estado marginalizado do processo. A UEMG, é bom que sempre se lembre, foi criada pelos constituintes estaduais para interiorização do ensino universitário, tendo, por conseguinte, por obrigação, como prevê a Constituição, de priorizar as fundações do interior, incluindo aí todas as decisões que dizem respeito aos interesses das instituições agregadas.
Não vamos admitir, dentro da legalidade, que uns poucos passem por cima do interesse da maioria, no caso os estudantes de nossas cidades – os quais formam a maioria das matrículas na UEMG -, as fundações do interior e as nossas cidades.


Lauda 2
Tivemos sempre uma postura ativa em favor da UEMG e vamos mantê-la agora, se preciso for, inclusive de denúncia pública contra aqueles que querem manipulá-la em benefício de alguns.

Diante do exposto, requeremos que o Conselho Universitário, junto com a reitoria da UEMG, inclua todas as fundações agregadas no processo de escolha do reitor.

Atenciosamente,


Marcos Antonio Marques da Silva
Presidente


Seguem-se as assinaturas de todos os vereadores:

Caminhão da Sorte está em Passos

O Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal, responsável pelos sorteios das loterias, está desde hoje (19 de março) sediado em Passos, estacionado no parque de exposições. Até o dia 23, todos os sorteios da semana estarão sendo realizados na cidade.
O município entrou no roteiro da Caixa, tendo em vista um pedido do presidente da Câmara, vereador Marcos Salutti, apresentado no ano passado junto à direção da CEF. Segundo Marcos Salutti, a presença do Caminhão da Sorte vai possibilitar divulgação nacional ao nome de Passos, além de estar proporcionando, pela primeira vez, a oportunidade aos passenses de conferirem os sorteios ao vivo.

CPI inclui mais três para serem ouvidos
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Passos, conhecida como “CPI das Licitações”, em reunião hoje à tarde, decidiu relacionar mais três servidores para serem ouvidos. No início da tarde, a CPI ouviu o procurador do Município, dr. Dácio Lemos.
O cronograma de depoimentos foi ampliado com a inclusão dos nomes da diretora do Departamento de Rendas, Maria Rejane Calixto Pereira; do diretor do Departamento de Trânsito, Waldemar Ribeiro de Oliveira Júnior, e do supervisor do Setor de Parques e Jardins, Alexandre Silveira Borges. Eles foram relacionados para serem ouvidos no dia 9 de abril, às 13h30 e serão notificados através de convites.
A CPI volta a se reunir nesta quinta-feira, dia 21 de março, às 13h30, quando vai ouvir os gerentes de concessionárias de veículos. Até o final do mês de abril, conforme cronograma traçado de depoimentos, as reuniões estarão acontecendo sempre às terças e quintas-feiras.

ACS/jpe
034/2002
19/03/02

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.