Notícias

Parlamento Jovem de Passos participa da etapa estadual em Belo Horizonte

25 de Setembro de 2023

A Plenária Estadual, realizada na última sexta-feira, 22 de setembro, marcou o encerramento de uma etapa de três dias, que começou em 20 de setembro.

Parlamento Jovem de Passos participa da etapa estadual em Belo Horizonte

Os jovens do Parlamento Jovem de Passos tiveram a oportunidade de participar da etapa estadual em Belo Horizonte. O projeto tem como objetivo principal promover a participação ativa e o engajamento cívico dos jovens que estão no ensino médio, oferecendo a eles a oportunidade de vivenciar e compreender o funcionamento do sistema político e legislativo.
 
 
A Plenária Estadual, realizada na última sexta-feira, 22 de setembro, marcou o encerramento de uma etapa de três dias, que começou em 20 de setembro. Maria Eduarda Alexandrina, estudante de Passos escolhida pelos próprios colegas, representou a cidade e teve a oportunidade de defender propostas e participar de diversas atividades na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os demais jovens acompanharam atentamente a última etapa do projeto, onde as propostas foram submetidas a votação.
 
 
Durante o evento, os jovens foram recebidos pelo Deputado Estadual Cássio Soares, a quem puderam apresentar o projeto e entregar propostas elaboradas por eles mesmos, sob o tema "Jovem e Mercado de Trabalho". Essas propostas incluíam a implementação de incentivos fiscais e a alocação de créditos para empresas que empregassem um número significativo de jovens aprendizes. No total, foram entregues 09 sugestões, todas baseadas em estudos e na realidade vivida pelos jovens. O Deputado Cássio Soares reforçou a importância do projeto e destacou a relevância das propostas e do envolvimento dos jovens.
 
 
A Presidente da Câmara e Coordenadora Municipal do projeto, Aline Macêdo, expressou sua alegria ao ver o desenvolvimento dos alunos ao longo do projeto e ressaltou a importância de dar voz aos jovens. "Eu acredito em cada um deles, no que estão fazendo e nas propostas elaboradas, que podem trazer melhorias efetivas para a vida de cada mineiro", disse Aline Macêdo. O vereador e também Coordenador Municipal do Projeto, Dirceu Soares, também enfatizou sua satisfação ao ver os jovens tão engajados. "É crucial ouvir os jovens, e é exatamente isso que estamos fazendo para promover melhorias em conformidade com a realidade que eles vivenciam", destacou o vereador. 
 
 
Nesta última etapa do Projeto, os alunos votaram para escolher o tema a ser trabalhado no próximo ano, "Melhorias no Ensino Escolar", que foi aprovado por 225 votos e será o tema trabalhando nas atividades em 2024.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.