Notícias

Vereadores participam de Audiência Pública sobre a situação da Fundação Gedor Silveira

19 de Agosto de 2023

A Fundação Gedor Silveira, gera cerca de 140 empregos e atualmente tem 130 pacientes internados. Fernando ainda informou que o déficit mensal é de 300 mil reais em média.

Vereadores participam de Audiência Pública sobre a situação da Fundação Gedor Silveira

Foi realizada uma Audiência Pública na noite desta última quinta-feira, 17 de agosto, na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, para tratar sobre a situação que pode causar o fechamento da Fundação Gedor Silveira, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com a missão de levar tratamento psiquiátrico e de dependência química.
 
 
A instituição possui 160 leitos, e atualmente seu funcionamento é 90% via SUS, e se encontra em dificuldades para manter o funcionamento devido a baixa arrecadação para o funcionamento. O valor repassado pelo SUS não é suficiente. O presidente do Hospital, Fernando Martins Alvarenga, que assumiu a pouco tempo a direção, ressaltou que o valor recebido  pelo sus não cobre a demanda. A Fundação Gedor Silveira, gera cerca de 140 empregos e atualmente tem 130 pacientes internados. Fernando ainda informou que o déficit mensal é de 300 mil reais em média. 
 
 
 
 
O Prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, disse que a prefeitura contribui com o que foi pedido, mas que infelizmente não é o suficiente. E enfatizou que muitas das vezes somente a Fundação Gedor Silveira consegue estabilizar um paciente em surto psicótico, demonstrando assim a importância de seu funcionamento. E o quanto é importante ter uma solução para que não se concretize o fechamento do hospital. 
 
 
 
 
A Promotora de Justiça, Manoela Oliveira, sugeriu a realização de um consórcio público sediado em São Sebastião do Paraíso para rede de saúde mental. O Prefeito de Passos, Diego Oliveira, sugeriu e se comprometeu a realizar uma reunião através da AMEG e convidar os 154 municípios que possui atendimento pelo hospital e propor a contribuição de acordo com a tabela SUS. 
 
 
 
 
A Presidente da Câmara, Aline Macêdo, junto aos vereadores Francisco Sena e João Serapião que estiveram presentes na Audiência Pública, falaram sobre a importância da união para que o hospital não seja fechado, e se colocaram à disposição para contribuir no que for necessário. E reforçaram o quanto é preocupante o possível fechamento do hospital. 
 
 
De Janeiro até o atual mês de agosto, o hospital realizou 39 atendimentos aos pacientes de Passos, e atualmente possui três pacientes internados na instituição.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.