Notícias

Câmara participa de encontro sobre enfrentamento à violência contra a mulher

18 de Agosto de 2023

A coordenação e articulação da rede reúnem diversos atores em um esforço conjunto, evitando a fragmentação dos serviços e garantindo uma abordagem holística e coordenada para auxiliar a vítima.

Câmara participa de encontro sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Em um esforço conjunto para combater a violência doméstica e promover a conscientização, as autoridades do Legislativo passense uniram-se no evento "Café com a Rede", realizado na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos na manhã desta quarta-feira, 16. O encontro, focado no movimento "Agosto Lilás", reuniu representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos (CRAMP), Conselho Municipal da Mulher, Prefeitura e Câmara Municipal de Passos.
 
O "Agosto Lilás" é uma campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar, além de promover a divulgação da Lei Maria da Penha, que protege os direitos das mulheres em situação de violência. Durante o evento, diversas autoridades trouxeram suas perspectivas e compromissos para enfrentar essa questão crucial. A Rede de Proteção à Mulher, composta por diversos órgãos e entidades, busca unir forças para acompanhar os casos de violência doméstica, fiscalizar medidas protetivas e, sobretudo, amparar as vítimas, oferecendo suporte abrangente.
 
A Rede desempenha um papel crucial, oferecendo apoio integral que abrange assistência psicológica, emocional, jurídica e social, auxiliando a mulher a lidar com traumas e reconstruir sua vida. Além disso, promove segurança ao proporcionar um ambiente onde a vítima pode denunciar a violência sem medo de retaliação, incluindo medidas protetivas para garantir sua integridade. Contribui também para a conscientização da sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e dos direitos das mulheres, por meio de campanhas e educação para prevenir comportamentos prejudiciais. Facilita o acesso à justiça, fortalecendo a mulher e responsabilizando agressores por meio de informações legais e auxílio no processo de denúncia. Profissionais especializados garantem tratamento empático e sensível às vítimas, contribuindo para um ambiente de escuta e compreensão.
 
Através do fornecimento de recursos e informações, a Rede capacita a mulher a tomar decisões informadas sobre sua vida, contribuindo para o fortalecimento de sua autoestima e autonomia. A coordenação e articulação da rede reúnem diversos atores em um esforço conjunto, evitando a fragmentação dos serviços e garantindo uma abordagem holística e coordenada para auxiliar a vítima.
 
Durante o evento, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Rosely Grillo, enfatizou a importância da campanha "Agosto Lilás" e destacou a atuação do CRAMP, que oferece atendimento psicossocial e orientação jurídica às mulheres vítimas de violência. Além disso, a Assistente Social à frente do Observatório da Mulher, projeto de iniciativa da vereadora Aline Macedo, apresentou a iniciativa de mapear a violência contra a mulher no município, visando aprimorar a atuação da rede de apoio. A Defensora Pública Ana Paula de Freitas ressaltou a disponibilidade da Defensoria para oferecer orientação jurídica às mulheres vítimas de violência, destacando a agilidade no atendimento e na solicitação de medidas protetivas. Ela destacou o compromisso da equipe em proporcionar um atendimento sensível e individualizado.
 
Aline Gomes Macêdo, Presidente da Câmara de Passos, destacou a responsabilidade da sociedade em combater a cultura da violência contra a mulher desde a infância, inclusive por meio da educação. Ela enfatizou o compromisso da Câmara em promover ações e estratégias para enfrentar esse desafio. O vereador Dirceu, que também esteve presente no evento, destacou a busca pelo fim da violência e pacificação, ressaltando que as entidades religiosas atualmente se preocupam muito com essas questões, fato que se faz presente inclusive no ato matrimonial, reforçando a necessidade de respeito.
 
A Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Dra. Mariana Fioravante, enfatizou a importância do trabalho da delegacia na investigação e combate aos crimes de violência contra a mulher, abordando desde a violência física até os crimes de cunho psicológico e sexual. Ela enfatizou a disponibilidade da delegacia em receber denúncias e oferecer proteção às vítimas. O Juiz de Direito Dr. Matheus Queiroz de Oliveira ressaltou a importância do trabalho conjunto e do diálogo para combater a violência doméstica. Ele enfatizou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as leis existentes e destacou que nem toda forma de violência configura crime, mas ainda assim as vítimas não devem ficar caladas e podem buscar medidas protetivas contra os agressores.
 
O evento "Café com a Rede" foi marcado por discursos comprometidos e ações concretas para combater a violência doméstica em Passos. As autoridades reforçaram a importância de promover um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres, além de conscientizar a sociedade sobre seus direitos e os recursos disponíveis para enfrentar essa problemática. Além disso, o evento buscou levar informações a todas as pessoas, para que sejam disseminadas à sociedade como um todo, visando com isso educar e diminuir os casos de violência doméstica.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.