Notícias

Câmara define direção para a Escola do Legislativo

21 de Julho de 2023

O objetivo é fornecer subsídios que permitam aos parlamentares, servidores, estagiários e profissionais terceirizados compreenderem a missão do Poder Legislativo.

Câmara define direção para a Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Passos definiu a coordenação da recém-criada Escola do Legislativo, responsável por direcionar e executar os projetos educacionais. A iniciativa para sua criação foi aprovada no mês passado por unanimidade entre os vereadores, sendo apresentada pela Mesa Diretora composta pela presidente Aline Macêdo, vice-presidente Maurício Silva, primeiro secretário Francisco Sena e segunda secretária Gilmar Oliveira.


A Escola do Legislativo terá como propósito oferecer suporte técnico-administrativo às atividades da Câmara, bem como promover a Educação Cidadã para a população de Passos. O objetivo é fornecer subsídios que permitam aos parlamentares, servidores, estagiários e profissionais terceirizados compreenderem a missão do Poder Legislativo e exercerem suas funções de maneira criativa, crítica e eficaz. Além disso, serão realizados programas de ensino destinados a formar e qualificar lideranças comunitárias e políticas.


No entanto, a abrangência da Escola do Legislativo não se limitará apenas ao âmbito interno da Câmara. Um dos principais focos será a promoção da Educação Cidadã para a população de Passos. Através de cursos, palestras e atividades educacionais, a Escola buscará empoderar os cidadãos, capacitando-os para que compreendam a importância do seu papel no processo democrático e participem ativamente na tomada de decisões políticas.



Um dos pilares fundamentais da Escola do Legislativo será a formação e capacitação de lideranças comunitárias e políticas. O projeto visará incentivar a participação cívica não apenas nas esferas governamentais, mas também em associações, movimentos sociais e outras instâncias que atuam diretamente na vida da comunidade.


Adicionalmente, a Escola do Legislativo se dedicará especialmente a aproximar a sociedade estudantil do Poder Legislativo. Ao promover atividades específicas para os jovens, a escola almeja despertar o interesse dos estudantes pela política, encorajando-os a compreender os processos democráticos e participar ativamente do debate de questões públicas. Todas essas iniciativas têm como pilar a educação cidadã, buscando formar indivíduos críticos e informados, capazes de participar ativamente do processo democrático e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do município.


O vereador Dirceu Soares assumirá a presidência, tendo o Secretário de Apoio Legislativo, Neiber Campos, como diretor. A coordenação ficará a cargo do servidor Vinicius Muzetti. Todos expressaram grande satisfação em assumir essas funções e demonstraram entusiasmo para implementar os projetos em benefício da população.


Entusiasmo e comprometimento dos responsáveis


Os membros da Câmara Municipal de Passos estão entusiasmados com a criação da Escola do Legislativo e com a oportunidade de fortalecer os laços com a população. O vereador Dirceu Soares, que assumirá a presidência da instituição, expressou seu compromisso em tornar a Escola uma referência em educação cidadã na região.


O Secretário de Apoio Legislativo, Neiber Campos, que assumirá a direção da Escola, ressaltou a importância de proporcionar uma formação política sólida para os cidadãos de todas as idades. Ele destacou que a educação cívica é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.


Por fim, o coordenador da Escola do Legislativo, o servidor Vinicius Muzetti, compartilhou sua visão sobre a importância do projeto: "Nossa missão é transformar a Escola em um espaço inclusivo e acolhedor, onde a população de Passos possa se capacitar e se engajar ativamente na vida política da cidade".

A data de início das atividades , a programação e demais informação divulgadas em breve nas redes sociais do Legislativo de Passos. A Câmara destaca que a Escola do Legislativo é uma conquista coletiva e reforça o compromisso de torná-la um espaço de aprendizado, debate e transformação social. O futuro da cidade está nas mãos de seus cidadãos, e a educação cidadã é a chave para um futuro mais justo e próspero para todos.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.