Notícias

TCE promove capacitação na Câmara Municipal para agentes públicos

22 de Junho de 2023

O encontro técnico proporcionou uma formação sobre as inovações legislativas e os desafios enfrentados pela administração pública.

TCE promove capacitação na Câmara Municipal para agentes públicos

Nesta quarta-feira, dia 21, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), responsável pela fiscalização e controle da administração financeira e orçamentária do estado, realizou uma capacitação na sede da Câmara Municipal de Passos. O encontro técnico proporcionou uma formação sobre as inovações legislativas e os desafios enfrentados pela administração pública.
 
 
Durante a capacitação, foram abordados diversos temas, como a nova lei de licitação, a padronização da classificação de recursos, o reequilíbrio econômico-financeiro em contratações públicas, boas práticas para a contratação de obras e serviços de engenharia, gestão fiscal na fiscalização do TCE, ouvidoria e comunicação voltadas para o cidadão, e o Observatório AMM, uma ferramenta tecnológica que oferece diagnósticos situacionais dos municípios mineiros.
 
 
Autoridades, vereadores e prefeitos do Estado estiveram presentes, aproveitando a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre os assuntos abordados. A programação será concluída no dia 22 de junho, com oficinas realizadas no IFSULDEMINAS Câmpus Passos, abordando cinco temas relacionados à capacitação e administração pública.
 
 
Durante seu discurso, Henrique Lima Quites, diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência - SURICATO/TCE-MG, representando o presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, destacou a importância do trabalho realizado pelo TCE e o desafio de aproximar o órgão dos municípios. Ele agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a relevância da capacitação para o trabalho na administração pública. Por fim, Henrique falou sobre o trabalho desenvolvido no SURICATO, que visa aproveitar o vasto volume de dados e informações do TCEMG, provenientes de diferentes fontes, como sistemas informatizados, bases de organizações parceiras e dados da web.
 
 
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, expressou sua satisfação em sediar o evento no município e na Câmara. Ela agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância da capacitação para os agentes públicos, especialmente diante dos desafios impostos pela nova lei de licitação. Aline também destacou a relevância do trabalho do TCE no apoio ao setor público diante da complexidade das licitações. Ela finalizou reafirmando a disponibilidade da Câmara e dos vereadores para colaborar com o órgão sempre que necessário.

TCE promove capacitação na Câmara Municipal para agentes públicos

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.