Notícias

Novas escolas em Passos receberão nomes de ex-vereador e educadores

20 de Junho de 2023

A nova escola começou a ser construída pela Prefeitura.

Novas escolas em Passos receberão nomes de ex-vereador e educadores

A Câmara Municipal de Passos aprovou em primeiro turno na ordinária de hoje (19 de junho) projeto de lei que dá nome de “Hilton Rosa da Silva” ao Centro Educacional Infantil localizado na rua Equador, 759, no jardim Polivalente. A nova escola começou a ser construída pela Prefeitura.
 
Hilton Silva foi vereador em três mandatos e faleceu em 2020, vítima da Covid. Em sua trajetória, teve mandatos atuantes, tendo deixado um legado de realizações. Familiares do ex-vereador estiveram na sessão, acompanhando a votação.
 
Vários vereadores se pronunciaram, destacando o trabalho de Hilton. O projeto aprovado tem como autores os vereadores Michael Silveira, Alex Bueno  e Dirceu Soares.
 
Dona Cidoca
 
Outro projeto de denominação de escola municipal homenageia a “Professora Maria Aparecida Andrade Rosa”, carinhosamente chamada como “Dona Cidoca Andrade” e que marcou história na Educação. Entre as atividades exercidas, dirigiu o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a Escola Estadual São José e a delegacia regional de Ensino.
 
Maria Aparecida Andrade Rosa será o nome de Centro Educacional Infantil que a Prefeitura está construindo na rua Jangada, no bairro Novo Horizonte. O projeto com seu nome foi votado na reunião de hoje, 19 de junho, na ordinária da Câmara Municipal de Passos, tendo o vereador Alex Bueno como autor. Familiares da homenageada também estiveram na Câmara.
 
Outro professor que está sendo homenageado com denominação em escola municipal é José Esteves Piantino Filho, o Branco. Seu nome está sendo dado à escola que será localizada na rua Ana Cândida de Jesus, no jardim Canadá. O projeto aprovado é de autoria do vereador Michael Silveira.
 
“A homenagem é mais que justa, foi uma pessoa que contribuiu grandemente com a formação de vários profissionais de Passos, por ser conhecido no meio educacional nada mais justo que nomear uma escola, local onde contribuiu grandemente com seu conhecimento”, afirma o vereador Michael.
 
Subvenção para Deus Proverá
 
A Câmara Municipal de Passos aprovou projeto enviado pelo Executivo que autoriza subvenção social de R$ 36.000,00 para a Associação Deus Proverá, entidade assistencial localizada no bairro Cohab. A instituição trabalha com crianças e adolescentes em projetos sociais nos bairros Cohab V, Penha 2, Vila Betinho e condomínios populares. O projeto entrou na ordem do dia por acordo de lideranças.
 
Em turno único os vereadores aprovaram projeto do Executivo de abertura de crédito adicional suplementar, em benefício da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Em primeiro turno  foi aprovado projeto de lei complementar enviado pelo Executivo, que trata de alteração na lei que dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
 
Foram aprovados também em primeiro turno dois projetos de lei de autoria do vereador Michael Silveira, de denominação de vias publicas, homenageando as seguintes pessoas: Antonio Bernardes Ferreira (Tianacra), em área do bairro Casarão, e Orlando Baldini na rua 25, localizada no loteamento Planalto Verde.
 
Requerimentos aprovados
 
01) REQUERIMENTO Nº 431/2023, DE AUTORIA DO VEREADOR ALEX DE PAULA BUENO, SOLICITANDO AO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS A INSTALAÇÃO DE TRAVESSIA ELEVADA PARA PEDESTRES OU DE REDUTOR DE VELOCIDADE NA RUA GOIÁS, EM LOCAL QUE ESPECIFICA;
02) REQUERIMENTO Nº 432/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA GILMARA SILVEIRA DE OLIVEIRA, SOLICITANDO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS A INSTALAÇÃO DE TAMPA OU GRADE ADEQUADA EM BUEIRO DA RUA LEÃO, EM LOCAL QUE ESPECIFICA;
03) REQUERIMENTO Nº 433/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA GILMARA SILVEIRA DE OLIVEIRA, SOLICITANDO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS A MANUTENÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA BARÃO DE PASSOS, EM TRECHO QUE ESPECIFICA;
04) REQUERIMENTO Nº 434/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA GILMARA SILVEIRA DE OLIVEIRA, SOLICITANDO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS REPAROS CONTRA INFILTRAÇÕES NO PRÉDIO DA DELEGACIA DA MULHER, NA FORMA QUE ESPECIFICA;
05) REQUERIMENTO Nº 435/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA GILMARA SILVEIRA DE OLIVEIRA, SOLICITANDO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS O ASFALTAMENTO DA RUA SENZALA; E
06) REQUERIMENTO Nº 436/2023, DE AUTORIA DA VEREADORA GILMARA SILVEIRA DE OLIVEIRA, SOLICITANDO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSOS A EXTENSÃO DO CALÇAMENTO DA ESTRADA DA R
EGIÃO DAS ÁGUAS, EM TRECHO QUE MENCIONA.
 
Grande expediente 
 
Discursaram no grande expediente os vereadores Michael Silveira (PP), Alex Bueno (PSD), João Serapião (PL), Francisco Sena (Podemos), Dirceu Soares (PSD), Edmilson  Amparado (MDB), Plínio Andrade (PP), Luis Carlos\Dentinho (MDB), Maurício Silva (União Brasil) e Aline Macedo (PL).

Novas escolas em Passos receberão nomes de ex-vereador e educadores

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.