Notícias

Câmara cobra ações contra a dengue

15 de Fevereiro de 2023
Câmara cobra ações contra a dengue

            A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos reuniu hoje (15 de fevereiro) as autoridades sanitárias, com o objetivo de cobrar ações emergenciais de combate à dengue, cujos números na cidade têm sido assustadores com o grande número de pacientes. O encontro à tarde no plenarinho reuniu todos os órgãos do setor.

            Além de terem sido confirmados os altos índices de infestação do mosquito Aedes, a reunião serviu para expor as deficiências que têm acontecido, o que segundo as próprias autoridades vem contribuindo para os números crescentes da doença. A Superintendência Regional de Saúde confirmou é alta a incidência da dengue tipo I em Passos.

            Técnicos da zoonoses apontaram que desde o ano passado o município está sem repasse de inseticidas pelo Ministério da Saúde. Representantes da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) afirmaram que por enquanto não há registros de casos de dengue hemorrágica e sugeriram que uma das frentes de batalhas deve ser o trabalho de prevenção.

            Segundo a Secretaria de Obras, há dificuldades na fiscalização de terrenos sujos que contribuem para a proliferação do mosquito, porque além de problemas na notificação dos proprietários os valores das multas são baixos, necessitando serem corrigidos com uma nova legislação.

            O vereador Luis Carlos do Souto, o Dentinho (DEM), disse que não pode haver mais demora para acabar com a dengue em Passos. O vereador Maurício Silva (União Brasil)  afirmou que existe uma preocupação segundo a qual o número de casos ainda não atingiu o pico. O vereador Edmilson Amparado (MDB) sugeriu a criação de um gabinete de crise.

            Na avaliação dos representantes da Superintendência de Saúde, seria interessante uma mobilização social, para envolver toda a comunidade no combate. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Aline Macedo (PL), avaliou que uma foi uma reunião importante e ao mesmo tempo preocupante, defendendo que é preciso ser executado um plano de ações com medidas a curto, médio e longo prazo.  Aline afirmou que a população espera ações, que as coisas ocorram, destacando que no que depender do Legislativo a Câmara está à disposição.

            O sargento do Exército , Leonardo, do Tiro de Guerra 04-014, disse que a corporação pode contribuir com 100 jovens que vão ser integrados ao serviço militar a partir de março,  colocando-os para somarem nas ações dos agentes da zoonoses.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.