Notícias

Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021

02 de Dezembro de 2021
Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021

Uma cerimônia na tarde de hoje (1º de dezembro) no plenário marcou o encerramento pela Câmara Municipal de Passos do projeto “Parlamento Jovem de Minas”, com a formatura da primeira turma  da edição 2020/2021. Foi o primeiro ano em que a Câmara integrou o projeto, liderado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

            Com o tema nessa etapa “Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, durante cerca de seis meses os estudantes participaram das aulas, de oficinas e plenárias  regionais. No encerramento, deram materialidade à aprendizagem  protocolando sugestões de dois projetos de lei, que devem ser apreciados pelos vereadores.

            O presidente da Casa, Alex Bueno (PSD), conduziu os trabalhos, destacando a satisfação da Câmara em realizar a formatura da primeira turma. “O coroamento de uma caminhada de jovens e adolescentes com o Parlamento Passense. Foi uma caminhada com muito zelo, algumas dificuldades pela pandemia, mas respeitando todos os protocolos cumprimos as etapas e a semente foi lançada”, afirmou, acrescentando que nessa iniciativa de formação de cidadãos a Câmara se prepara agora para criar a Escola do Legislativo.

            A vereadora Aline Macedo (PL), coordenadora do projeto, disse ver com “satisfação que chegamos ao final desse ciclo muito bonito”, elogiando os formandos por serem os pioneiros em Passos. “Sinto-me honrada de fazer parte desse momento”. Segundo ela, junto com o vereador Michael Silveira (PP) está  apresentando os dois projetos elaborados pelos estudantes.

            Por sua vez, o vereador Michael Silveira, também coordenador, disse que ao longo do semestre pode como professor dividir conhecimento e participar do processo  como vereador. “Foi uma criação ímpar e vocês (formandos) serão referência para muitas outras pessoas que virão”. Michael elogiou o presidente Alex Bueno pela “importância de abrir a Casa, mais uma vez a Câmara mostra que está ouvindo a população”.

            O servidor Vinicius Muzetti, que também coordenou  e deu as aulas, disse que  “fomos vencedores, um privilégio estar participando, passando conhecimento e aprendendo. Vocês deixam marca no Poder Legislativo, plantaram uma semente”.

            O aluno Luiz Eduardo Souza Silva foi o orador, agradecendo a todos pela oportunidade. “Somou na  vida de cada um dos jovens, veio pra fazer a diferença. Saímos conscientes, temos uma missão de cumprir a semente”, afirmou.

Projetos

            Um dos projetos elaborados pelos formandos “Cria o projeto lixo zero nas repartições públicas (escolas e demais prédios públicos) do município”. O grande objetivo é a adoção da prática de coleta seletiva.

            Já o segundo projeto “Dispõe sobre a criação do Programa Geração Verde no âmbito das escolas públicas e particulares até o ensino médio do município”. Um de seus objetivos é a implementação da consciência ambiental, com ações voltadas para preservação do meio ambiente.

Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021 Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021 Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021 Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.