A Câmara Municipal de Passos realizou, nesta segunda-feira (9), mais uma reunião ordinária com debates voltados a demandas da população, destaques para a situação das estradas rurais, infraestrutura urbana, políticas públicas e causas sociais.
O presidente da casa, vereador Plínio Andrade, abriu os trabalhos com a atuação do Legislativo na busca por melhorias para a zona rural. Ele destacou o encontro recente com produtores rurais e defendeu mudanças na forma de manutenção das vias. “O momento é decisivo e o Legislativo, de forma suprapartidária, precisa continuar unindo forças para virar a chave na forma de tratar as estradas do município”, afirmou. Plínio também ressaltou que a mobilização conjunta entre produtores e vereadores é essencial para fortalecer o setor e que o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Estradas Rurais do Município de Passos é uma iniciativa importante.
Durante a reunião, os vereadores parabenizaram a condução do debate com produtores rurais, no dia 5 de fevereiro, relacionado às estradas rurais e reforçaram a importância do tema. O vice-presidente da câmara Michael Silveira Reis destacou a necessidade de soluções definitivas. “O município precisa de boas estradas de forma permanente, sem paliativos. As demandas do agro precisam ser atendidas e o município têm a responsabilidade de destinar recursos para a secretaria de agricultura e meio ambiente”, pontuou.
Já o vereador Iran Parreira de Oliveira também abordou a situação das vias rurais, ressaltando os impactos das chuvas e a necessidade de planejamento. “As estradas rurais vivem um momento dramático por conta das fortes chuvas, mas, se o serviço de cascalhamento tivesse sido feito com antecedência, a situação não seria tão difícil”, destacou.
O vereador Wender Garcia de Oliveira utilizou a tribuna para cobrar providências relacionadas à infraestrutura urbana, especialmente quanto à pavimentação da Rua Niterói. “As obras de urbanização não justificam tanta demora para a conclusão da pavimentação. Os moradores têm uma reivindicação legítima, enfrentando inclusive risco de saúde. As chuvas não podem ser usadas como justificativa para o atraso”, afirmou. Ele ainda citou problemas semelhantes em outras vias do município.
A vereadora Gilmara Oliveira trouxe à pauta a causa animal e relatou um caso recente de maus-tratos ocorrido no bairro Cohab. Segundo ela, a situação evidencia a necessidade de maior conscientização. “Os animais vivem diariamente um cenário de violência, abandono e sofrimento. Ainda há um longo caminho para que a sociedade reconheça sua responsabilidade com os animais”, destacou.
A vereadora Isabel Ribeiro também fez cobranças ao Executivo municipal, ao comentar o veto a um projeto de sua autoria sobre coleta de resíduos volumosos. “É um projeto importante para a população e apresenta uma alternativa para melhorar a limpeza da cidade. Sem essa alternativa, muitos cidadãos acabam descartando móveis e objetos em locais inadequados”, ressaltou e defendeu que o veto seja derrubado pelo plenário.
Ainda durante o grande expediente, o vereador André Albino Barbosa apresentou ações relacionadas às emendas impositivas destinadas ao esporte, infraestrutura e saúde, destacando projetos que visam melhorias para a comunidade. “Assim que passar o período de chuva teremos a instalação de um parquinho e academia no Residencial Parque Tropical e reformas no parque infantil do CSU e na quadra poliesportiva Giovani Maia. Estamos trabalhando com afinco para entregar todos os espaços de lazer na cidade de Passos”, afirmou.
O vereador Alex Bueno chamou atenção para demandas relacionadas à iluminação pública, segurança no trânsito e valorização da educação. ”Chamo a atenção à votação na sessão de mais de 100 requerimentos, fruto do trabalho dos vereadores no período de recesso.”
Na Tribuna Popular, a cidadã Maria das Graças Silva apresentou um pedido de projeto de lei municipal para reconhecer e valorizar a população negra na construção histórica e social de Passos. No documento protocolado, ela propõe a criação do título “Cidadão Agrossol” e cita referências como Joaquim Nabuco (abolicionista), Castro Alves (poeta contra a escravidão), Lourenço Dias (referência mencionada no pedido) e os artistas Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, lembrados por posicionamentos públicos contra o racismo. O texto também defende medidas de responsabilização e multa indenizatória em casos de discriminação e bullying.
A próxima sessão legislativa da Câmara está programada para a próxima quinta-feira (19), após o feriado de carnaval.
Fonte: Câmara Municipal de Passos
Autor: Ascom Câmara Municipal de Passos
Local: Câmara Municipal de Passos