Os jovens do Parlamento Jovem de Passos tiveram a oportunidade de participar da etapa estadual em Belo Horizonte. O projeto tem como objetivo principal promover a participação ativa e o engajamento cívico dos jovens que estão no ensino médio, oferecendo a eles a oportunidade de vivenciar e compreender o funcionamento do sistema político e legislativo.
A Plenária Estadual, realizada na última sexta-feira, 22 de setembro, marcou o encerramento de uma etapa de três dias, que começou em 20 de setembro. Maria Eduarda Alexandrina, estudante de Passos escolhida pelos próprios colegas, representou a cidade e teve a oportunidade de defender propostas e participar de diversas atividades na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os demais jovens acompanharam atentamente a última etapa do projeto, onde as propostas foram submetidas a votação.
Durante o evento, os jovens foram recebidos pelo Deputado Estadual Cássio Soares, a quem puderam apresentar o projeto e entregar propostas elaboradas por eles mesmos, sob o tema "Jovem e Mercado de Trabalho". Essas propostas incluíam a implementação de incentivos fiscais e a alocação de créditos para empresas que empregassem um número significativo de jovens aprendizes. No total, foram entregues 09 sugestões, todas baseadas em estudos e na realidade vivida pelos jovens. O Deputado Cássio Soares reforçou a importância do projeto e destacou a relevância das propostas e do envolvimento dos jovens.
A Presidente da Câmara e Coordenadora Municipal do projeto, Aline Macêdo, expressou sua alegria ao ver o desenvolvimento dos alunos ao longo do projeto e ressaltou a importância de dar voz aos jovens. "Eu acredito em cada um deles, no que estão fazendo e nas propostas elaboradas, que podem trazer melhorias efetivas para a vida de cada mineiro", disse Aline Macêdo. O vereador e também Coordenador Municipal do Projeto, Dirceu Soares, também enfatizou sua satisfação ao ver os jovens tão engajados. "É crucial ouvir os jovens, e é exatamente isso que estamos fazendo para promover melhorias em conformidade com a realidade que eles vivenciam", destacou o vereador.
Nesta última etapa do Projeto, os alunos votaram para escolher o tema a ser trabalhado no próximo ano, "Melhorias no Ensino Escolar", que foi aprovado por 225 votos e será o tema trabalhando nas atividades em 2024.