Notícias

Audiência tem muitas conquistas em Brasília

13 de Julho de 2017

A audiência no Ministério da Saúde nesta terça-feira (11) intermediada pelo deputado federal Renato Andrade, sendo fruto de um pedido do movimento da Câmara dos Vereadores...

Audiência tem muitas conquistas em Brasília

Audiência tem muitas conquistas em Brasília

A audiência no Ministério da Saúde nesta terça-feira (11) intermediada pelo deputado federal Renato Andrade, sendo fruto de um pedido do movimento da Câmara dos Vereadores em prol da saúde, resultou em uma das maiores conquistas no atendimento de oncologia da região. O ministro Ricardo Barros autorizou a alteração na habilitação do Hospital Regional do Câncer de Passos de UNACON (Unidade de Atendimento em Oncologia) para CACON (Centro de Atendimento em Oncologia). Essa mudança irá adequar o orçamento financeiro com recursos novos, possibilitando a continuidade e a ampliação dos atendimentos em oncologia na região.

A reunião contou com a presença dos membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Passos, vereadores Alex Bueno, Rodrigo Barreto e João Serapião, Téo Lemos, líder do prefeito e a presidente Isabel Ribeiro, que foram representando o movimento da Câmara de Passos em prol da saúde, juntamente com o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Vivaldo Soares Maia e o gerente da instituição Marcelo Soares.

Também foi solicitado a Expansão/Qualificação dos leitos previstos no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência, pois a contrapartida de financiamento por parte do Ministério da Saúde é de extrema necessidade. E ainda a habilitação dos serviços da Rede de Atenção em Oftalmologia de Alta Complexidade, pelo Ministério da Saúde, que credencia Unidades de Atenção Especializada e os Centros de Referência em Oftalmologia, estabelecendo os fluxos assistenciais.

O provedor da Santa da Casa de Passos, Vivaldo Soares, explicou que o atendimento em oncologia tem uma classificação que significa um teto para os hospitais, e essa mudança de UNACON para CACON é mais abrangente e trará um volume maior de recursos para o Hospital Regional do Câncer de Passos, possibilitando ainda um aumento no número de atendimentos.

“O credenciamento como CACON considera o número de atendimentos realizados e hoje o HRC de Passos atende 150 cidades, apesar de ser referência apenas para 25. Essa nova habilitação traz um ganho muito importante, pois vamos conseguir amenizar o déficit que temos hoje com esse volume de atendimento e conseguir receber mais pacientes. Estávamos esperando essa requalificação há mais de um ano e agora com o empenho do deputado federal Renato Andrade juntamente com o trabalho dos vereadores envolvidos, frente ao Ministério da Saúde foi possível sair com essa conquista, que representa muito para o atendimento em oncologia na região”, afirmou o provedor da instituição.

A presidente da Câmara de Passos, Isabel Ribeiro, falou em nome da comissão em defesa da saúde e reforçou a importância da união política que resultou nessa conquista. “A participação do Legislativo em todo esse processo foi muito importante e cumpriu o seu objetivo que é lutar para levar melhorias ao município e fortalecer essa instituição tão importante que é a Santa Casa, sem essa união política não seria possível alcançar esse objetivo. E contamos com um apoio excepcional do deputado federal Renato Andrade que nos atendeu prontamente em agendar essa audiência e estar ao nosso lado mostrando a importância de Passos, da Santa Casa”.

O deputado federal Renato Andrade destacou a importância do movimento iniciado em prol da saúde de Passos pela Câmara dos Vereadores e da união política em benefício da população. “Essa união de todos por um bem comum merece destaque, a união política é muito importante e nós estamos vendo o resultado disso: o pedido de credenciamento junto ao CACON atendido, que representa o maior repasse da história dessa instituição. E irá avaliar as contas da Santa Casa de Passos, pois é estimado mais de R$ 8 milhões ao ano em investimentos novos, e isso vai melhorar toda a rede de atendimento do município e da região também. Estou muito feliz, quero agradecer o Ministro Ricardo Barros que nos atendeu prontamente e mencionou ainda que em breve o aparelho de cintilografia será liberado, outra conquista muito importante. Porque foi unindo força que conseguimos esse êxito e o maior beneficiado é o povo de Passos e região”.

Audiência tem muitas conquistas em Brasília Audiência tem muitas conquistas em Brasília

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.