Notícias

Câmara debate segurança pública

22 de Agosto de 2013

A Câmara Municipal de Passos realizou reunião hoje de manhã (22 de agosto) para debater a situação da segurança pública na cidade. Várias autoridades atenderam ao convite do Legislativo.

Câmara debate segurança pública

Câmara debate segurança pública.

 

            A reunião realizada no plenarinho foi aberta às 10h pelo presidente, vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho/PSDB) – idealizador do evento - e contou com as presenças também dos vereadores João Resende (PP), Hilton Silva (PSDB), Isabel Ribeiro (Belinha/PP), Reinaldo Oliveira (PMDB), Alex Bueno (PSD) e Flávio Chagas (Foguinho/DEM).

            O prefeito Ataíde Vilela disse que pela quantidade de crimes hoje envolvendo menores, a implantação da casa é uma medida urgente. “Nós precisamos dessa casa, precisamos de imediato”. Segundo ele, a administração chegou a cogitar construir a obra, mas esses planos foram paralisados a partir do momento em que se anunciou que o governo do Estado tem projetos para o setor em Passos.

            O delegado regional de Polícia Civil, Paulo Queiroz, afirmou na mesma trilha que não se tem mais como pensar no combate à violência crescente no município sem um local para internação de menores.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ronaldo Resende, por sua vez, explanou aos vereadores, explicando que a ação do Estado para a implantação do projeto nasceu no ano passado a partir de uma reunião do grupo integrado de segurança pública (Igesp). Segundo ele, o Estado tem uma verba disponível de R$ 2 milhões para a obra e colocou Passos como prioridade no investimento. Uma idéia que tem sido levada adiante, acrescentou, é a de  reforma de um imóvel que poderia abrigar até 60 menores.

Na sua fala, o comandante mostrou que um conjunto de ações traçadas nos últimos dois anos pela PM contra o aumento da violência já teve várias partes executadas. O presidente da Câmara, vereador Dentinho, disse que vai unir esforços em favor de que as ações ainda pendentes e que dependem de recursos possam ser executadas.

O prefeito Ataíde manifestou intenção de convidar os vereadores para uma reunião em Belo Horizonte com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, para discutir a possibilidade do governo, ao invés de reforma, construir uma nova unidade em imóvel na rodovia MG 050, para a qual o município já promoveu a doação no ano passado.

Participaram também do encontro – encerrado às 12h - o sub-comandante do 12º BPM, major Marcos, e as conselheiras do Conselho Tutelar, Ruth e Adriana. Os juízes  da 1ª Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude, Arsênio Pinto Neto e Lúcia Regina Landgraf, foram convidados, mas não puderam comparecer, por terem audiências no Fórum no mesmo horário. Também convidado, o promotor de Justiça Éder Capute não pode estar presente.

Câmara debate segurança pública Câmara debate segurança pública

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.