Notícias

Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa

23 de Julho de 2013

Foi muito concorrida a Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Passos na noite de segunda-feira (22 de julho), com vistas a mobilizar a comunidade em defesa do credenciamento pelo SUS da unidade de cardiologia da Santa Casa.

Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa

Audiência levanta propostas para credenciamento da Santa Casa.

Foi muito concorrida a Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Passos na noite de segunda-feira (22 de julho), com vistas a mobilizar a comunidade em defesa do credenciamento pelo SUS da unidade de cardiologia da Santa Casa. Cerca de 350 pessoas participaram. Uma das propostas levantadas é a de se buscar diretamente o secretário de Estado da Saúde e o governador Antonio Anastasia.

O evento reuniu todos os vereadores, o prefeito Ataíde Vilela, o deputado federal Renato Andrade, o deputado estadual e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, a superintendente regional de Saúde, Kátia Gonçalves, o coordenador estadual da rede de urgências e emergências da Secretaria da Saúde, Rasível dos Santos, o provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares.

Estiveram também presentes os prefeitos de Pimenta, Alpinópolis, São José da Barra, Cássia, o vice-prefeito de Itaú de Minas e representações de vereadores, secretários municipais e outras lideranças de diversos municípios.

Os debates duraram mais de duas horas e meia. A direção da Santa Casa exibiu no início um vídeo institucional, mostrando as potencialidades do hospital e, especial de sua unidade cardiovascular – que desde o ano passado vem realizando procedimentos cardiológicos com equipamentos de última geração. Como falta o credenciamento pelo SUS, este atendimento tem sido feito só a particulares e planos de saúde. Segundo a direção do Hospital, o credenciamento é importante para universalizar o atendimento.

Vários oradores denunciaram que existem forças ocultas de políticos da região trabalhando contra a Santa Casa. Segundo eles, são os mesmos políticos que há anos vem travando a conclusão da BR-146, no trecho da Mumbuca, e que insistiriam agora num credenciamento que beneficia somente a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, em prejuízo da Santa Casa de Passos.

O presidente da Câmara, vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho/PSDB), disse que vai convidar todos os vereadores para uma viagem a Belo Horizonte para um encontro na Secretaria de Estado da Saúde. Ele solicitou ao deputado Cássio Soares que marque uma audiência com o secretário Antonio Jorge.

Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa Audiência levanta propostas para credenciamento da Sta Casa

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.