Notícias

Câmara integra o Fórum Lixo e Cidadania

28 de Fevereiro de 2013

 

Câmara integra o Fórum Lixo e Cidadania    

A Câmara Municipal de Passos está participando ativamente do “Fórum Lixo e Cidadania”. Os vereadores Cenira Macedo (Tia Cenira/PR), Alex Bueno (PSD), Iran Parreira (PMDB), Isabel Ribeiro (Belinha/PP) e Reinaldo Oliveira (Nardão/PMDB) representam o Legislativo nos trabalhos e já participaram de duas reuniões do Fórum, além de um curso técnico já ter sido buscado. O grupo nessa semana, junto com o presidente da Casa, vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho/PSDB) e o vereador Hilton Silva (PSDB), reuniu-se também com o prefeito Ataíde Vilela.

            O Fórum Lixo e Cidadania, que teve um evento recente realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cemig, tem como grande objetivo a implantação da coleta seletiva em Passos até 2014. Segmentos diversos da comunidade estão envolvidos. O grupo de vereadores tem a incumbência de verificar todas as leis que já existem no município que tratam do assunto, para possíveis adequações, objetivando tornar a coleta seletiva uma realidade.

            A vereadora Tia Cenira afirma que os vereadores estão muito empenhados com a questão. “Pela primeira vez o poder público tem vereadores realmente empenhados para que coleta seletiva vire realidade. Nos reunimos com o prefeito, que se colocou à disposição, e o grupo agora pretende reunir-se com um representante de cada Secretaria”, ela explica. “É um programa de governo e tem que envolver todos, precisa do apoio de toda a sociedade”, defende.

            Em busca de formação técnica, para subsidiar os trabalhos, três vereadores – Tia Cenira, Belinha e Nardão – junto com a dirigente Lilian, da Associação dos Catadores, participaram na terça-feira (dia 26 de fevereiro), em Poços de Caldas do curso de capacitação de gestores públicos para amostragem e análise da geração de resíduos sólidos domiciliares e comerciais e mobilização social para programas de coleta seletiva.

            O vereador Alex Bueno acredita que bons frutos poderão ser colhidos. “O pessoal está engajado, cada comissão buscando resolver problemas pontuais”. Segundo ele, além do estudo da legislação pertinente os vereadores estão comprometidos para a apresentação de emendas orçamentárias, que ajudarão na implantação da coleta seletiva. “Um intuito maior é conscientizar a população para que o programa se torne automático”, assinala.

            Na opinião do vereador Iran Parreira, a coleta seletiva é uma necessidade, porque se trata da preservação ambiental, evitando que vá para o lixo muito o que se pode ser aproveitado. “Quanto mais pessoas trabalhando com reciclável estaremos livrando o aterro (sanitário) de acúmulo e gerando oportunidades de empregos”, destaca.

            A vereadora Belinha afirma que uma grande tarefa será a de conscientizar a comunidade, para que o lixo seja separado dentro de casa, facilitando para o catador. “O catador hoje fica entre o lixo para separar, correndo muitos riscos. O primeiro passo é o da conscientização e isso nós pretendemos começar a fazer nas escolas, conscientizando os alunos. Todos estão unindo forças para que a coleta seletiva realmente funcione”, assinala.

            Na mesma linha, o vereador Nardão acredita que a comunidade precisará estar conscientizada, porque o sistema só poderá funcionar se começar dentro das casas. “É preciso trabalhar a conscientização nos bairros, primeiro organizar”, defende ele.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.