Notícias

Comissão debate intensificação do combate à criminalidade

15 de Março de 2012

               A Comissão pela Segurança Pública da Câmara Municipal de Passos voltou a reunir-se hoje de manhã (15 de março) no plenarinho,  em seu encontro mensal com a sociedade civil. A reunião voltou a focar a insegurança que atinge os estabelecimentos comerciais, tendo em vista a onda de assaltos a mão armada na cidade. Donos de supermercados, padarias e farmácias foram convidados.

                Os comandantes das duas companhias da Polícia Militar (77ª e 246ª), capitães Cláudio e Cirineu, relataram aos participantes que o número de homicídios caiu em Passos, em relação ao ano anterior, mas que tem sido preocupante o volume de furtos e assaltos. Segundo eles, a PM está adotando novas estratégias contra esse aumento da criminalidade. Uma das medidas, segundo o capitão Cirineu, é a intensificação de operações conjuntas com a Polícia Civil, a partir da integração criada com a instalação do Igesp.

                O comandante  da 77ª Cia, capitão Cláudio Vaz, reforçou conselho da PM para os comerciantes repassarem aos funcionários a importância de não reagirem durante o assalto.

                O presidente da Associação dos Amigos dos bairros Jardim Canadá e Jardim Itália, Pedro Aberlardo  Martins, explicou que por motivos diversos, entre eles a falta segurança, a entidade está devolvendo para a Prefeitura a quadra poliesportiva que administrativa na região.

                Na visão do comerciante Marcos Silveira, do ramo supermercadista, a violência em Passos deixou de ser localizada para ser um problema de toda a cidade, mostrando indignação pelo que considera impunidade, ao relatar caso recente em que um envolvido em assalto a mão armada – por ter emprestado um veículo - foi liberado na delegacia mesmo depois comprovada a participação do bandido no crime.

                Participantes da reunião voltaram a colocar sobre a situação da violência estar diretamente relacionada ao consumo de drogas. Para a assistente social Carla Caixeta, o ideal seria mobilizar a sociedade num grande programa de ações preventivas.

                O vereador Edmilson Amparado (PMDB), presidente da Comissão, disse que é necessário a comunidade se manter mobilizada, ressaltando que  ações importantes a partir da criação do grupo de trabalho pela Câmara já estão a caminho, como a implantação da Guarda Municipal prevista no orçamento de 2012. Edmilson acrescentou que o orçamento prevê inclusive a aquisição de veículos e que vai trabalhar para que a corporação tenha também agentes de trânsito.

                A necessidade de mobilização da sociedade pela mudança das leis penais também foi destacada pelo vereador, afirmando que, estimulado por um deputado federal, planeja organizar um seminário sobre o tema. “É preciso começar um movimento pela mudança das leis. A comunidade precisa despertar essa ação e alguém tem que começar, do contrário vamos ficar enxugando gelo a vida inteira”.

                Ainda na reunião, a Comissão decidiu estudar a possibilidade de passar a realizar encontros itinerantes nos bairros com a população.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.