Notícias

Presidente reivindica inclusão de Passos em programa contra drogas

10 de Outubro de 2011

         A presidente da Câmara Municipal, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), participou quarta-feira (5 de outubro), em Belo Horizonte, do lançamento do “Cartão Aliança pela Vida” – iniciativa pela qual o Governo de Minas quer intensificar o enfrentamento às drogas no Estado. Trata-se de um programa de custeio do tratamento de dependentes químicos ou de álcool em clínica ou comunidade terapêutica.

         Tia Cenira participou do lançamento presidido pelo governador Antonio Anastásia, convidada pelo subsecretário de Estado de Política Urbana, Renato Andrade. Ela conversou pessoalmente com o governador, reivindicando a inclusão de Passos no programa, por acreditar que a iniciativa é importante para atender a inúmeras famílias na cidade, que também sofrem com o problema de dependentes.

         “Fiquei muito satisfeita de estar ali, acompanhando mais um projeto importante do Estado. Minas sai na frente com algo muito importante, porque vai dar assistência aos dependentes e suas famílias. Eu e Renato conversamos  com o governador, e solicitamos  a inclusão de Passos. Ele explicou que nesse começo será um projeto piloto em duas cidades e partir da experiência, com correções que poderão ser feitas, a iniciativa será expandida para outras localidades”, salienta a presidente Tia Cenira.

                  Por meio do cartão Aliança pela Vida, o governo vai conceder auxílio financeiro mensal no valor de R$ 900 para ajudar famílias cuja renda seja de até dois salários mínimos, a fim de custear o tratamento de parentes com problemas da dependência química. Para ter acesso ao cartão, a família deverá apresentar, à unidade indicada pela prefeitura, relatório de médico psiquiatra do sistema público que ateste a dependência e recomende a internação como medida adequada de tratamento.

         Inicialmente serão atendidas 1000 famílias dos municípios de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Juiz de Fora, na Zona da Mata. No ano que vem, o projeto será ampliado para outras cidades. Segundo a vereadora Tia Cenira, diante do sério problema que as drogas hoje representam em Passos, ela vai continuar se empenhando para que nessa segunda etapa a cidade seja incluída no programa.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.