Notícias

Comissão pela Segurança ouve a APAC

01 de Setembro de 2011

        Aconteceu na manhã de hoje (1º de setembro) mais uma reunião da Comissão pela Segurança Pública da Câmara Municipal de Passos, presidida pelo vereador Edmilson Amparado (PMDB). Foram discutidos vários assuntos da questão da segurança, entre eles a situação da APAC, entidade que trabalha com a recuperação de presidiários. O presidente da instituição, Wladimir Pedroso, esteve presente.

        O vereador Edmilson Amparado abriu o encontro mostrando sua preocupação com a possibilidade de fechamento da Escola Estadual Francisco Avelino Maia, o GOT. Diante da informação de que a Superintendência de Ensino já teria tratado da questão com os pais de alunos do bairro Novo Horizonte, Edmilson disse que procurou o deputado Cássio Soares na semana passada, em Belo Horizonte, e pediu apoio para ofício entregue à Secretaria de Estado da Educação, reivindicando a criação de cursos profissionalizantes na Escola, sendo prontamente atendido pelo parlamentar, que imediatamente acionou a Secretaria para resolver o grave problema.

        O presidente da APAC, Wladimir Pedroso, enumerou as dificuldades que a entidade vem enfrentando, como a falta de incentivos tanto do Estado como do município.  Ele salientou que a APAC é um método de recuperação e não uma cadeia melhorada, necessitando assim de estrutura funcional, como atendimento de psiquiatras, psicólogos, dentistas, entre outros profissionais, para dar suporte ao trabalho de recuperação. Ele solicitou o atendimento do CAPS-AD na instituição, explicando que um dos maiores problemas enfrentados na recuperação é o vício, seja ele de drogas ou álcool, e no atual sistema o presidiário não é tratado desse mal, o que faz com que o recuperando, uma vez em liberdade, volte para o  mundo do crime.

        Novamente, a Comissão enfatizou a necessidade de união de esforços entre as Polícias Militar, Civil, Ministério Público, Executivo, Legislativo e sociedade para que se acabe com o clima de insegurança. Estiveram também presentes o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos, o promotor de Justiça Paulo Frank, o delegado da Polícia Civil Paulo Queiroz e o representante da imprensa, Júlio Mattar. A próxima reunião será marcada para outubro.

 

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.