Notícias

Saúde: Audiência Pública debate deficiências

20 de Maio de 2011

                A Câmara de Passos promoveu Audiência Pública na noite de quinta-feira (19 de maio), quando debateu os problemas da saúde no município. Várias questões foram levantadas em cerca de três horas de discussões, que contaram com a participação, entre outros, do promotor de Justiça Éder Capute – curador da Saúde – e do secretário municipal de Saúde, Clayton Piotto. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes, entre servidores e populares. O vereador Jeferson Rodrigues Faria, o Jefinho, que presidiu os trabalhos, disse que vai solicitar a criação de uma comissão especial para investigar denúncias de irregularidades no setor.

                O secretário de Saúde falou cerca de 20 minutos, apresentando primeiro um balanço da pasta. Segundo ele, que compareceu acompanhado de todos os coordenadores e diretores da pasta, os números mostram evolução do atendimento, afirmando que a Prefeitura tem buscado solucionar deficiências. Cleiton Piotto reclamou de “entraves” que segundo ele estariam acontecendo nas secretarias de Planejamento, de Administração e na licitação. Disse que a gestão plena do sistema está nas metas e que o serviço do Samu vai ser implantado, revelando que 5 municípios da região já teriam aderido e que uma outra possibilidade para agilizar o funcionamento das ambulâncias é o município aderir ao Samu de Varginha.

                A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lael Helena Keller Souza, defendeu melhoria nos encaminhamentos dos pacientes, disse que há falhas na assepsia dos postos de saúde e cobrou o por que das ambulâncias do Samu estarem paradas há um ano, destacando que há o risco dos veículos ficarem sucateados.

               Na avaliação do promotor de Justiça Éder Capute, a Prefeitura mostra boa vontade em resolver os problemas, elogiando ações e a estrutura, mas defendeu que o atendimento do Programa Saúde da Família precisa ser melhorado para evitar sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Afirmou que o trabalho dos agentes dos PSF`s não pode se limitar ao período da manhã e que as visitas domiciliares precisam ser feitas. Capute lamentou a ausência do prefeito José Hernani no debate e disse também não concordar com o que considera esvaziamento do Cismip.

                O representante do Cismip, Adolfo Branquinho, disse que o Consórcio vem conseguindo superar as dificuldades com as dívidas referentes aos atrasos nos repasses das prefeituras. A ausência do presidente do Consórcio, o prefeito de Alpinópolis, Edson Reis, foi criticada pelo vereador Edmilson Amparado. A presidente do Sempre, Nelza dos Santos, por sua vez, ao inscrever para usar o microfone, saiu em defesa dos servidores, ressaltando que eles não podem ser culpados pelo mau atendimento no sistema de saúde e acrescentou que da mesma forma a população não pode ser responsabilizada por estar usando o sistema com grande demanda.

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.