Notícias

Câmara aprova reajuste para agentes de saúde

29 de Março de 2011

         A Câmara Municipal de Passos aprovou em dois turnos na noite de segunda-feira (28 de março) projeto de lei enviado pelo Executivo, que reajusta os salários dos agentes de saúde. Houve acordo de lideranças para que o projeto entrasse na ordem do dia. A primeira votação aconteceu na ordinária. Logo em seguida, os vereadores realizaram uma reunião extraordinária para  votação em segundo turno. A matéria segue agora à sanção do Executivo.

         O vencimento-padrão do chamado agente comunitário de saúde passou para R$ 721,62. Conforme exposição de motivos do projeto, as despesas serão cobertas através de recursos oriundos da União, por intermédio do Ministério da Saúde.

         Outro projeto aprovado pelo plenário trata da criação de centro municipal de educação infantil. Os vereadores aprovaram também o envio de cinco requerimentos.

 

Primeira reunião do grupo de trabalho pela segurança pública

 

         O grupo de trabalho criado pela Câmara Municipal de Passos, para acompanhar as sugestões levantadas durante reunião especial que debateu a segurança pública, realizou com os vereadores sua primeira reunião na noite de 28 de março. O encontro aconteceu no plenarinho e logo depois o grupo reuniu-se em separado, para escolher sua diretoria.

         A presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), apresentou a “Carta de Passos”, elaborada em função do debate, que será enviada a cerca de 30 autoridades. O documento faz parte de uma pasta, que contém a ainda ata da reunião especial, o plano de sugestões, e-mails recebidos com propostas ( de quem não esteve no debate), lista de todos os participantes e a gravação em CD. A presidente da Câmara disse que o Legislativo está à disposição para ajudar, explicando que além das pastas para autoridades quem participou vai receber em casa uma cópia da carta de intenções.

         Estiveram presentes o presidente da subseção da OAB, Adilson Peixoto; o presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep), Frederico Ozanan; a representante da Fesp, Roseli de Melo; o secretário de Assistência Social, Auro Maia Soares; o presidente da Crediacip, José Eustáquio do Nascimento e o jornalista Enio Modesto. Eles compõem o grupo junto com o vereador Edmilson Amparado (representante do Legislativo),  com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Luis Carlos Cardoso Negrão, e com o promotor criminal Paulo Franklin – estes dois não puderam comparecer, justificando as ausências.

         A vereadora Tia Cenira disse que pretende na semana que vem ir a Belo Horizonte entregar pessoalmente cópias do documento às autoridades da segurança pública estadual, convidando a comissão a acompanhá-la. O delegado regional da Polícia Civil, Rogicélio Gomes, participou da reunião no plenarinho, defendendo um conjunto de ações contra criminalidade e disse que seu objetivo é aproximar a corporação da comunidade. Ao reunir-se na sala da presidência, o grupo escolheu o vereador Edmilson Amparado presidente, José Eustáquio do Nascimento vice-presidente e Auro Maia  secretário.

 

Moveleiros pedem apoio

 

         Os vereadores receberam também na noite de 28 de março, no plenarinho, os fabricantes que integram o “Arranjo Produtivo Local” (APL) do segmento de móveis rústicos. Representando 15 fábricas, eles pediram apoio para a idéia de criação de um show room na avenida comendador Francisco Avelino Maia com o objetivo de fortalecimento do marketing e, por conseguinte, alavancar as vendas.

         O consultor Ricardo Andrade, que trabalha na implantação do Arranjo Produtivo, disse que a maior meta é consolidar Passos como capital nacional dos móveis rústicos, explicando que o setor reúne hoje cerca de 140 fábricas na cidade. De acordo com ele, o APL vem sendo articulado há dois anos, tendo sido abraçado pelas 15 empresas, que vêem na iniciativa a perspectiva de crescerem.

         Os moveleiros, conforme narrou Ricardo Andrade, acabam de regressar de uma feira internacional realizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde puderam estar com o patrocínio do Sebrae. A viagem criou estímulo ainda maior para a idéia do show room na avenida Avelino Maia. O setor reivindica a ajuda da Prefeitura para pagar o aluguel do imóvel. A presidente da Casa, vereadora Tia Cenira, disse que a Câmara dará todo o apoio a todos os projetos de fomento do setor.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.