Notícias

Câmara aprova lei que prevê campanha do câncer de mama

17 de Março de 2010

         Em sua reunião ordinária da noite de segunda-feira (15 de março), a Câmara Municipal de Passos aprovou em primeiro turno projeto de lei que institui a semana de campanha de esclarecimento sobre o câncer de mama. A idéia da “Semana de Luta Contra o Câncer de Mama”  é estimular as mulheres a fazerem  o preventivo.
            O projeto é de autoria da vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira), foi aprovado por unanimidade e precisa agora ser votado em segundo turno, antes de ir à sanção do Executivo. A vereadora agradeceu o apoio de todos os vereadores, já que o projeto em primeiro turno foi aprovado por unanimidade, e disse que o objetivo de estimular a prevenção é zelar pela saúde da mulher, pois o câncer de mama ainda é uma doença que mata muito.
            Além de requerimentos, outro projeto votado em primeiro turno, de autoria do vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho), trata de denominação de via pública, dando o nome de “Guida Borges de Oliveira” à rua número 3 do condomínio Vale Verde.
 
Professores e donos de açougues
 
         Durante suspensão da ordinária, os vereadores ouviram a fala da presidente do Sempre, Nelza Efigênia dos Santos, que esteve à frente de um grupo de professores da rede municipal preocupados com a situação precária de 85 contratados nas escolas. Segundo a sindicalista, o concurso da Prefeitura “caduca” no próximo dia 31 de março, enquanto há professores trabalhando segundo ela sob contrato há quatro anos. O Sindicato reivindica a nomeação dos contratados antes de 31 de março.
            Outro grupo que esteve com os vereadores foi o dos donos de açougues, preocupados com o futuro do Frigorífico Municipal (Frigom). O suinocultor Cério Tiso, que também trabalha com abates, falou em nome dos açougueiros, reclamando que a empresa que assumiu o Frigom aumentou os preços das taxas. Segundo ele, há questionamentos ainda sobre a ausência de licitação.
Tramita na Câmara projeto enviado pelo Executivo que prevê a concessão do Frigorífico à empresa Frigmar.
 
 
“O caráter conta”: juiz agradece a Câmara
 
         O titular da Vara da Infância e Juventude, juiz Luis Carlos Cardoso Negrão, idealizador no município do projeto “O caráter conta”, visitou a Câmara Municipal durante a reunião ordinária do dia 15 de março. Ele esteve acompanhado dos professores norte-americanos Glenda Snyder e Robert Meadows e de Susanna Bender, da cidade catarinense de Joinvile, onde o mesmo projeto é desenvolvido.
 
Na oportunidade, o magistrado agradeceu o apoio de todos os vereadores, lembrando a importância da Câmara como parceira das atividades que têm sido  desenvolvidas com crianças e adolescentes.
Na mesma linha, a professora Glenda agradeceu a acolhida. Junto com Robert Meadows, ela representa a Virginia Polytechnic Institute And State University (Virginia Tech), Estado da Virginia (EUA). Já a brasileira Susanna Bender representa o Instituto de Pesquisas Sociais de Joinvile.
 
 
SDLP/jpe
007/2010
17/03/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.