Notícias

Câmara ouve o diretor do Saae

02 de Março de 2010

         Os vereadores de Passos receberam em audiência, durante a reunião ordinária de segunda-feira (1º de março), o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Silveira, quando receberam maiores esclarecimentos da proposta do Executivo que deseja uma nova regulamentação para tarifa reduzida que beneficia entidades filantrópicas. Projeto de lei nesse sentido foi enviado à apreciação da Casa.
            O dirigente disse que a autarquia teve o seu funcionamento regulamentado em 1967  e se propõe agora, com uma nova lei, a dividir com o Legislativo a decisão da tarifa diferenciada para instituições de caridade. Segundo ele, o Saae elaborou um projeto semelhante ao do governo do Estado (Copasa) e está chegando a um acordo com a Santa Casa de Misericórdia – a instituição tem um débito expressivo para com a autarquia. O estabelecimento será beneficiado com as novas faixas de descontos  por estar enquadrado como caráter de filantropia.
            Outra informação do diretor repassada aos vereadores é que o Saae estuda taxar grandes consumidores que hoje se utilizam de poços artesianos na cidade e que, embora não lancem mão da  água tratada, fazem uso da rede de esgoto pagando valores irrisórios pelo que despejam de dejetos. De acordo com ele, o Saae poderá adotar dispositivo medidor do que é captado nos poços e é jogado na rede nesses locais, para executar a cobrança devida.
            Na exposição realizada no plenarinho, Paulo Silveira afirmou que o serviço de esgoto tem um custo elevado e que o Saae vem tratando 40% de todos os dejetos produzidos na cidade, por meio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Estação, segundo ele, está capacitada para tratar 70% do volume, mas esse índice ainda não poderia ser alcançado por falta de interceptores.     
            A reunião ordinária teve a votação de vários requerimentos. Diversos projetos de lei foram anunciados para a ordem do dia da próxima reunião.
 
BR-146: Encontro Regional
 
            A Câmara Municipal de Passos promove no próximo dia 19 de março, às 14h, um grande Encontro Regional com o objetivo de conclamar a união de forças em prol da conclusão da BR-146. A estrada no município está com as obras paralisadas na região do bairro rural da Mumbuca. Recentemente o Denit anunciou que a construção da rodovia será retomada para execução do trecho Guaxupé-Bom Jesus da Penha.   
            Com o Encontro Regional, a Câmara Municipal que reunir deputados federais e estaduais que apóiam a causa, a direção do Denit, vereadores, prefeitos, lideranças empresariais e produtores rurais, visando pressionar o governo federal a executar numa única etapa o traçado previsto para o Sudoeste. Além do trecho parado que falta para ser pavimentado até Passos, existe a preocupação de viabilizar agora a extensão da rodovia até o Rio Grande, por conta da inauguração da ponte Passos-Glória.
 
 
SDLP/jpe
005/2010
02/03/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.