Notícias

Secretário diz que prioriza funcionamento do novo PS

23 de Junho de 2009

            A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara de Vereadores ouviu hoje o secretário municipal, médico Clayton Piotto, sobre a crise no setor. Durante uma hora, ele expôs aos vereadores sobre as dificuldades no atendimento, afirmando que em um primeiro momento está priorizando a retomada das cirurgias eletivas e o funcionamento do novo Pronto-Socorro.
            A crise na Saúde, com inúmeras reclamações contra a falta de médicos e o tempo de espera nas filas, tem sido alvo de inúmeras denúncias da tribuna na Câmara nas últimas semanas, o que levou a Comissão de Saúde a ouvir o secretário. O vereador dr. Cláudio Félix de Oliveira, que preside a Comissão, abriu o encontro no plenarinho questionando Clayton Piotto sobre o que está sendo planejado para a solução de tantos problemas.
            Depois de reconhecer que a situação é crônica, mas que segundo ele a crise se arrasta de longa data, Clayton afirmou que não tem como mudar todas as coisas da noite para o dia, por isso decidiu priorizar a retomada das cirurgias eletivas e o funcionamento do novo PS. De acordo com ele, a Prefeitura vai realizar um pregão para adquirir os materiais que faltam para o novo PS, independente de contar com a ajuda ou não do governo do Estado, fixando que em pouco mais de um mês quer se mudar para o local. “Até o mês de julho, se tudo correr bem, nós estaremos mudando”, afirmou.
            Segundo ele, a construção do novo PS, que definiu de “maravilhoso”, atende as expectativas da Prefeitura, mas ressalvou que só a mudança de lugar não resolverá os problemas porque o município tem dificuldades em contratar médicos plantonistas diante de salários defasados comparados aos da região.
            O vereador dr. Cláudio Félix, também médico, disse que o desinteresse da classe por trabalhar no Pronto-Socorro começou na gestão passada, quando segundo ele Prefeitura cortou o atendimento por produtividade. Disse que alertou para o problema que seria criado e que a situação se agravou agora. O secretário de Saúde afirmou que a lei que permitia o pagamento por produtividade foi revogada e que é preciso se apurar se a Prefeitura pode pagar.
             A vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira) cobrou do secretário o funcionamento efetivo dos postos de PSF, já que sendo ela sem médicos nesses locais a demanda é descarregada no PS. Ainda segundo a vereadora, há médicos do programa atendendo número mínimo de pacientes. O titular da pasta respondeu dizendo que a Prefeitura tem orientado os profissionais do PSF a atenderem diariamente no mínimo 20 pessoas.
            Ainda sobre o novo Pronto-Socorro, ele informou que a Vigilância Sanitária estadual vistoriou o local e indicou diretamente ao Deop as correções de construção que precisavam ser superadas, acrescentando que nessa semana espera a visita de técnicos dos dois órgãos. O secretário disse ainda que considera necessária a revisão da carga horária no atual PS, revelando que deseja alterar o sistema de folga de 12 por 60 para 12 por 36 horas.
 
            O vereador Luis Carlos Souto (Dentinho) enfatizou que a Câmara espera um projeto de melhoria em todo o  setor. O vereador Paulo Rodrigues afirmou que o secretário tem feito o que pode. O vereador dr. Cláudio Félix considerou de “extrema valia” as informações do titular da Secretaria, informando que a Comissão vai elaborar sugestões para enviar ao órgão.
 
 
SDLP/jpe
027/2009
23/06/09

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.