Notícias

Câmara intervém para água voltar a condomínio rural

23 de Junho de 2009

             O fornecimento de água para os moradores do condomínio Jardim das Acácias vai ser retomado, depois de quase quatro semanas de interrupção, conforme compromisso assumido ontem pelos proprietários do loteamento perante vereadores, que estiveram no local. A Câmara Municipal intercedeu no caso depois de ter sido procurada por um grupo dos donos de chácaras, que reclamavam que o fornecimento de água estava interrompido porque os donos do loteamento estariam inadimplentes perante a Cemig, o que com o corte de energia prejudicou o funcionamento do poço artesiano.
            Na noite de segunda-feira (22 de junho), os donos de chácaras estiveram na reunião da Câmara, reclamando que há pelo menos 26 dias estavam sem água. Segundo disseram, estavam privados inclusive de água potável, porque dependem de um único poço artesiano, obrigados em todo esse tempo a buscar água em carroças e caminhões-pipa. O condomínio está localizado em área rural, na linha do Bananal, e reúne cerca de 200 moradores.
            Hoje de manhã os vereadores Jéferson Rodrigues (Jefinho), Renato Andrade e Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira) – que integram a Comissão de Legislação Constituição e Justiça da Câmara - estiveram no condomínio, reunindo-se com os moradores e com os loteadores, Carlos Davis e Rosendal Lemos. Eles conseguiram dos dois o compromisso do acerto junto a Cemig, para a retomada imediata do poço, e orientaram os donos de chácaras a criarem uma associação – que deve assumir a responsabilidade pelo abastecimento.
            O custo da energia do serviço é rateado entre os moradores. Diante da colocação dos loteadores de que não vinham recebendo pelo rateio, os vereadores conseguiram negociar um acordo pelo qual os inadimplentes vão fazer o ressarcimento, além de todos agilizarem a criação de uma associação, que vai cuidar do poço artesiano.
            O vereador Renato Andrade disse que a intervenção da Câmara resultou em solução rápida para dos donos das chácaras. “Eles estavam sem água há quase um mês, uma situação de calamidade porque até as criações estavam prejudicadas. Com o consenso entre moradores, loteadores e o apoio da Câmara o problema foi solucionado. Sem dúvida, uma grande vitória”, afirmou.
 
Elma Chips
 
            A Câmara Municipal começou a debater projeto de lei enviado pelo Executivo que prorroga os incentivos à distribuidora de alimentos Pepsico do Brasil Ltda (Elma Chips). Conforme o projeto, a Prefeitura se propõe a continuar pagando o aluguel do imóvel ocupado pela distribuidora, na rodovia MG 050, um total de R$ 4.500 por mês, em troca do ICMS ser recolhido no município e de cerca de três dezenas de empregos que são gerados pela distribuidora.
             A reunião ordinária na noite de 22 de junho aprovou vários requerimentos e um projeto de resolução de autoria do vereador Luis Carlos (Dentinho) que concede o título de Cidadão Passense ao deputado estadual Domingos Sávio.
 
Visita
         O novo gerente de relacionamento com o poder público da Cemig, Anderson Ferreira, baseado na capital mineira,  visitou hoje a Câmara Municipal de Passos. Ele foi recepcionado pelo presidente, vereador Nivaldo Chaparral, e estava acompanhado de Divino Barros Vieira, da gerência comercial e serviços de Divinópolis, e de Maurício Antonio da Silva, da gerência comercial oeste, baseado em Passos.
 
 
 
SDLP/jpe
026/2009
23/06/09
 
 
 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.