Notícias

Audiência Pública debate relação da Fesp e UEMG

11 de Fevereiro de 2009

             Uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Passos na noite de terça-feira (10 de fevereiro) debateu a situação da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e sua relação com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A Audiencia foi convocada pelo presidente da Casa, vereador Nivaldo Chaparral, tendo em vista os rumores surgidos de que a Fesp estaria desvinculando-se da UEMG por conta de ação direta de inconstitucionalidade julgada pelo supremo tribunal (STF), pela qual 32 instituições de ensino de minas gerais passam a ser fiscalizadas pelo Conselho Federal de Educação e não mais pelo Conselho Estadual.
            A Audiência reuniu a administração da Fesp, professores e alunos. O presidente do conselho curador da instituição, Fábio Pimenta Esper Kallas, fez uma exposição dos contados mantidos recentemente com as autoridades estaduais, assegurando a continuidade do vínculo com a UEMG e a manutenção do programa de bolsas conhecido como Pro-Uemg. Antes do debate foi exibido um filme preparado pela Fundação.
            O presidente da Câmara, Nivaldo Chaparral, lembrou da preocupação que toda a comunidade tem para com a Fundação, argumentando que a Câmara estava cumprindo o seu papel de esclarecer a questão. Para o vereador Jéferson Faria (Jefinho), a estadualização da Fesp sempre foi um sonho e está na hora, segundo ele, de “soltarmos o grito” cobrando sobretudo dos deputados que vêm muito a Passos uma atitude política a favor da encampação.
            Na avaliação do vereador Marcos Salutti, trata-se de uma luta que não pode parar. O vereador Luis Carlos Júnior (Dentinho), por sua vez, questionou sobre até quando há garantia de que o Pro-Uemg vai continuar. O vereador Antonio Mendonça (Zetinho) manifestou apoio a todas as iniciativas que prestigiem a Fesp. A vereadora Cenira Fátima Macedo (Tia Cenira) destacou a importância da Fundação para todos os jovens. O vereador José Antonio Campos (Tuco) cumprimentou a direção da Fesp pela “transformação” que de acordo com ele a instituição viveu em tempos recentes.
            O presidente do conselho curador disse que a Fesp quer ser uma das primeiras a entregar todo o processo de credenciamento junto ao Conselho Federal de Educação. De acordo com ele, a assinatura de convênio na semana passada, em Belo Horizonte, entre as seis fundações associadas e o vice-governador Augusto Anastasia, assegura a continuidade do Pro-Uemg com a previsão de serem liberados neste ano cerca de R$ 7,5 milhões. Fábio Kallas assegura que o Plano Plurianual do Estado prevê novos recursos do programa para 2010 e 2011.
            Na avaliação do dirigente, a estadualização é um caminho natural que vai acontecer, acreditando que o Estado a cada dia melhora a sua saúde financeira e com isso vai chegar a hora em que vai tomar a atitude da encampação da Fesp. O dirigente cumprimentou a Câmara pela realização da Audiência, afirmando que a Casa está de “parabéns”.
 
 
SDLP/jpe
004/2009
11/02/09

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.