Notícias

Pronunciamentos marcam primeira reunião

03 de Fevereiro de 2009

             A Câmara Municipal de Passos realizou na noite de segunda-feira (2 de fevereiro) a primeira reunião ordinária do ano. O presidente da Casa, vereador Nivaldo Oliveira de Souza (Chaparral, DEM), deu as boas vindas a todos os colegas, desejando sucesso a todos. “Desejo sucesso a todos para um bom trabalho, porque é bom para a cidade, é a razão para a qual fomos eleitos”, afirmou.
            Logo após a chamada, com as presenças de todos os vereadores, foi promovida a leitura de correspondências. O presidente da Casa solicitou às bancadas a indicação dos líderes, para composição das comissões permanentes. Como o regimento prevê que as bancadas têm prazo de uma semana para fazer a indicações, a composição das comissões deve ser conhecida na próxima semana.
            Vários populares e políticos acompanharam a primeira reunião. Como não havia matérias para serem votadas, a reunião foi marcada pelos pronunciamentos no grande expediente. O vereador Edmilson Amparado (PMDB) disse que pretende entrar com pedido de realização de um círculo de debates sobre a destinação do prédio do antigo terminal rodoviário, revelando que é intenção da administração municipal implantar um centro administrativo no local, onde vários órgãos públicos devem ser abrigados. O vereador afirmou que a medida vai trazer economia com gasto de aluguel e que a Prefeitura pretende construir um segundo pavimento no imóvel.
            O vereador Luis Carlos Souto Júnior (Dentinho, PSDB) usou do primeiro pronunciamento para criticar a situação do sistema de saúde do município, pois segundo ele faltam médicos, citando o caso do PSF do bairro Bela Vista. O vereador afirmou que a gestão anterior deixou a Prefeitura estocada de medicamentos e com dinheiro em caixa. De acordo com ele, a nova administração não pode falar em “caos” da saúde se manteve em vários cargos diretores da gestão passada. Disse que espera ver o novo Pronto-Socorro funcionando. Em aparte, o vereador Marcos Salutti (PMDB) afirmou que o novo PS foi inaugurado sem médicos e sem a obra estar concluída.
            A vereadora Cenira Gomes Macedo (Tia Cenira, PR) manifestou preocupação com a situação da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), diante das notícias segundo as quais a relação de fundações agregadas da UEMG pode estar chegando ao fim por conta de ação julgada no Supremo (STF). A vereadora quer a população mobilizada, conclamando ainda a união de alunos, professores, da Câmara e da Prefeitura para levar o caso até o governador Aécio Neves. Cenira pediu a criação de uma comissão da Câmara em regime de urgência para tratar do caso. O presidente Nivaldo Chaparral afirmou que tem a intenção de agendar um círculo de debates porque a UEMG é um sonho de toda a região.
            O vereador Jéferson Faria (Jefinho, PTB) discorreu sobre a responsabilidade de todo o vereador na nova legislatura diante da expectativa da comunidade. Afirmou que como ex-policial militar sempre agiu dentro da legalidade para acrescentar que se a administração municipal agir dentro da legalidade vai ter tranqüilidade para trabalhar. Sobre a Fesp, disse que se trata de uma fundação municipal criada pela comunidade, por isso cabe a Câmara fiscalizar.
 
SDLP/jpe
002/2009
03/02/09

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.