Notícias

Resumo da reunião ordinária

06 de Março de 2001

Em sua 4ª reunião ordinária do ano, realizada na última segunda-feira, dia 5 de março, a Câmara Municipal aprovou o envio de 16 requerimentos, de autoria de vereadores. Três projetos de lei do Executivo - os primeiros enviados da nova Administração - foram lidos.
A reunião teve início pontualmente às 13h e estendeu-se até às 17h.
Dos projetos de lei recebidos do Executivo, o de número 01/2001 trata da criação da Controladoria Geral da Administração Direta e Indireta; o projeto 003/2001 institui o Programa Municipal de Conservação de Estradas Rurais Primárias e Secundárias; o projeto 004/2001 altera os dispositivos da Lei Municipal nº 1953, de 31 de março de 1995. As matérias, depois de lidas em plenário, foram encaminhadas às comissões para receber os pareceres.
Ao final da reunião, o presidente da Câmara, vereador Marcos Salutti, nomeou a Comissão Especial que irá acompanhar a questão das mesas de bares em calçadas, que tem sido alvo de uma ação do Ministério Público contra os comerciantes. A criação da Comissão havia sido solicitada pelo vereador Breno Lemos Soares Maia. Além do próprio vereador, integram o grupo os vereadores Antonio Guido Ribeiro e Raimundo Leandro.


Comissão Especial da Uemg
promove nova reunião
Terminada a reunião ordinária da segunda-feira, a Comissão Especial da Câmara de acompanhamento da estadualização da Fesp promoveu mais um encontro, reunindo partidos políticos, estudantes, professores e diversos outros segmentos. A audiência pública foi realizada no plenarinho, durando mais de uma hora, com o objetivo de dividir tarefas na mobilização que visa sensibilizar os deputados estaduais, para a derrubada do veto à emenda que contempla a UEMG com 2% do orçamento do Estado.
Todos os vereadores participaram da reunião, que contou, entre outras presenças, com o vice-prefeito Darlan Kallas, representando o Executivo; a diretora da Faculdade de Engenharia, Ivana Prado, e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Telmo Santiago.
A presidente da Comissão Especial, vereadora Marli Ferreira, defende a participação de todos os municípios na região, no esforço de enviar manifestações aos deputados, no sentido do veto do governador ser derrubado. O vereador Edmilson Amparado disse que junto com o vereador Hélvio Maia, pretende visitar todas as câmaras municipais da região, a fim de convidá-las neste somatório de esforços e de esclarecimento sobre a importância da UEMG no contexto regional.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Salutti, também presente na reunião, há uma grande possibilidade do veto não ser colocado em votação no dia 14 de março, como estava previsto anteriormente. Foi isso, segundo ele, que lhe foi transmitido pelo próprio presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antonio Júlio, com quem o presidente da Câmara esteve no final de semana.
Salutti tem audiência marcada para esta quinta-feira, dia 8 de março, em Belo Horizonte, com o presidente da Assembléia Legislativa, quando juntamente com outras lideranças e estudantes, vai entregar oficialmente um pedido para que a Assembléia se manifeste contrária ao veto. Salutti disse que existe a possibilidade do encontro reunir todos os deputados líderes de bancadas, conforme lhe disse o presidente da AL, deputado Antonio Júlio.

ACS/jpe
008/2001
06/03/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.