Notícias

Câmara vai debater legislação ambiental

25 de Setembro de 2007

            O presidente da Câmara Municipal de Passos, vereador Nivaldo (Chaparral) Oliveira de Souza, espera definir nos próximos dias a data de realização de um debate que pretende reunir, de um lado as autoridades ambientais do Estado, e de outro os produtores rurais e todas as partes interessadas. O anúncio do evento foi feito durante a reunião ordinária da noite de segunda-feira (24 de setembro). “Será um debate regional”, informou.

            Nivaldo Chaparral afirma que há preocupação no setor rural com o rigor da legislação, que já vem penalizando os produtores. A idéia do debate é levantar informações e colher sugestões do setor. Segundo ele, já há casos extremos em que pessoas estão recebendo pesadas multas de órgãos ambientais, simplesmente porque cisternas antigas de fundos de quintal não estão licenciadas.

            Durante a reunião ordinária de segunda-feira, também o vereador Valdemar Ribeiro de Oliveira pediu a mobilização do Legislativo em favor dos pecuaristas, para solicitar às autoridades estaduais  retirarem a região de Passos da chamada “zona tampão”. A região há muito não tem registro da febre aftosa no rebanho, mas continua inserida na “zona tampão”, o que impede seus criadores de corte de exportarem carne para a comunidade européia. A questão reflete ainda diretamente no preço da arroba para o mercado interno, pois o gado acaba sendo comercializado a cotações inferiores ao de outras regiões.

            O vereador Valdemar Ribeiro entregou ofício ao presidente Nivaldo Chaparral, sugerindo a formação de uma comissão da Casa que ficará encarregada de visitar em Belo Horizonte o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Gilman Viana, e a direção geral do Instituto Mineiro de Agropecuária. Segundo ele, o objetivo será o somatório de forças, de modo a sensibilizar as altas esferas, para que Passos e outras cidades não continuem sendo prejudicadas .

            Segundo o vereador Marcos Salutti, também produtor rural, há 14 anos não é registrado nenhum caso de febre aftosa na área. O vereador Hilton Silva, por sua vez, sugeriu que a comissão que vier a ser formada convide o deputado federal Marcos Montes para acompanhá-la nas visitas na capital mineira. O parlamentar é presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

            A reunião ordinária teve na ordem do dia também a votação de 5 requerimentos de vereadores.

 
SDLP/jpe
041/2007
25/09/07

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.