Notícias

CPI: Câmara vota suspeição e trabalhos devem ser retomados

11 de Setembro de 2007

            A Câmara Municipal de Passos promoveu na noite de segunda-feira (10 de setembro), em sua reunião ordinária, a discussão e votação da defesa dos vereadores Alexandre de Almeida e José Antonio de Freitas Campos (Tuco), no processo de suspeição contra ambos levantado pelo vereador Waldemar Ribeiro. O caso envolve a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada em 2006 para investigar denúncias feitas pelo ex-prestador de serviços Antonio Claret de Oliveira. Por 6 votos contra 5, o plenário decidiu pelo afastamento dos dois vereadores da CPI.

            Os trabalhos da Comissão encontram-se paralisados desde o segundo semestre do ano passado, quando os dois vereadores entraram com pedido de mandado de segurança na Justiça recorrendo contra o pedido de Waldemar, o qual solicitava o afastamento de Tuco e de Alexandre, por considerar haver ligações  deles com o denunciante, Antonio Claret. A Justiça determinou a interrupção da CPI e abriu a defesa para o caso, determinando que ela ocorresse em julgamento do Legislativo. Com a decisão do plenário, os trabalhos da CPI poderão ser retomados.

            Antes da discussão, a presidência indeferiu requerimento de Alexandre e Tuco que pedia a retirada da matéria da ordem do dia. O presidente, vereador Nivaldo Chaparral, atuou como relator na reunião, chamando para depor as testemunhas arroladas. Falaram o ex-prestador Antonio Claret e o vereador Renatinho Ourives. A defesa dos vereadores Alexandre de Almeida e Tuco foi feita pelo advogado Telmo Aristides dos Santos, que fazia as perguntas e, essas por sua vez, eram transmitidas pelo presidente da Casa às testemunhas. O vereador Waldemar também realizou perguntas.  

Logo em seguida, o requerimento da suspeição foi colocado em votação, tendo o presidente Nivaldo Chaparral usado o voto minerva que lhe é assegurado para desempatar a votação. Votaram pela suspeição, além dele, os vereadores Waldemar Ribeiro, Hilton Silva, José Roberto Bernardes, Sebastião Bacada e dr. Cláudio Félix. Os votos contrários partiram dos vereadores Alexandre de Almeida, Tuco, Renato Andrade, Marcos Salutti e Renatinho Ourives.

 
Capela centenária
 

            Outro destaque da reunião ordinária foi a presença do padre Francisco Clóvis Nery, da paróquia Nossa Senhora da Penha, que pediu a ajuda do Legislativo para o custeio da reforma de restauração da capela centenária da Penha. O arquiteto responsável pelo projeto, André Nery Figueiredo, exibiu em um telão os detalhes da obra e a adversidades que têm sido encontradas . Segundo eles, o custo projetado para a restauração vai superar a casa dos R$ 400.000 – bem acima do inicialmente foi previsto -, porque a situação crítica encontrada – havia ameaça inclusive da igreja desabar – está trazendo despesas que não estavam nos planos.

            O padre Clóvis solicitou a ajuda financeira da Câmara através da devolução das sobras, que o Legislativo repassa à Prefeitura no final do ano. Outro pedido foi a apresentação de uma emenda à proposta orçamentária do município para 2008, visando a conclusão do restauro. Os vereadores já se articulam para assinarem coletivamente uma emenda  nesse sentido.

 
SDLP/jpe
039/2007
11/09/07
 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.