Notícias

Dengue: debate quer mobilizar comunidade

10 de Abril de 2007

         A mesa diretora da Câmara Municipal de Passos marcou para o próximo dia 18 de abril, às 19h30, um debate com autoridades e a comunidade no plenário, para levantar a situação da dengue na cidade. A doença tem 6 casos confirmados – sendo 2 casos importados de outras cidades - e embora o número seja pequeno perto de outras localidades onde estão sendo registrados surtos, a Câmara Municipal quer levantar propostas, no sentido de mobilizar toda a comunidade num grande trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

            O debate pretende reunir as autoridades da Saúde, médicos, técnicos sanitários, agentes do Programa de Saúde da Família, associações de bairros, entre outros. O presidente da Câmara Municipal, vereador Nivaldo Chaparral, disse achar importante a participação dos agentes do PSF no evento na Câmara, porque considera que como são profissionais de trabalham de porta em porta são grandes parceiros na conscientização da comunidade.

            “A população precisa colaborar, não deixando água parada porque a conscientização é o melhor combate contra a dengue. Não adianta colocar 100 funcionários da zoonose combatendo o mosquito, se não houver a conscientização da comunidade”, afirma o presidente da Câmara, acreditando que o debate no Legislativo vai levantar sugestões importantes de mobilização.

 
Números e ações
 

            Segundo dados atualizados da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura coletados hoje (10 de abril), de 38 notificações em Passos são 6 casos confirmados de dengue e dois casos apenas com origem confirmada na cidade. Dos 6 registros positivos, 2 casos são de pacientes que contraíram a doença em outras cidades; 2 casos não podem ter a origem confirmada porque são de pacientes que trabalham em Passos e passam os finais de semana em São João Batista do Glória.

            Ainda segundo a Vigilância, das 38 notificações 11 deram negativo e outros 21 casos aguardam resultado laboratorial.

O centro de zoonoses da Prefeitura intensificou as ações de vigilância nos locais onde dois pacientes teriam contraído a doença pela presença do Aedes. O fumacê, um tipo de inseticida para matar o mosquito, e uma operação pente-fino foram realizadas nos últimos dias na área central da cidade. O responsável pelo setor, Cácio Santos, acredita que a dengue tem tido maior número de casos – sobretudo em outras cidades – porque o verão de 2007 teve excesso de chuvas. 

 
SDLP/jpe
017/2007
10/04/07
 
 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.