Notícias

Aprovada doação de área na MG 050 para nova indústria da Casmil

13 de Março de 2007

             Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Passos aprovou em dois turnos, na noite de segunda-feira (12 de março), projeto de lei do prefeito Ataíde Vilela que autoriza a Prefeitura a promover a doação de área do município, na rodovia MG 050, para a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). A empresa vai implantar na área sua nova planta industrial.

            A Comissão de Legislação, Constituição e Justiça já havia dado parecer pela legalidade do projeto. Durante reunião no plenarinho de todos os vereadores com o diretor-secretário da Casmil, Evandro Freire Lemos, o presidente da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural, vereador  Waldemar Ribeiro, sugeriu que se houvesse acordo a matéria poderia ser agilizada. Logo em seguida, por acordo de lideranças, o projeto foi colocado na ordem do dia da ordinária, tendo sua aprovação sido confirmada numa extraordinária.

            O diretor da Casmil, Evandro Lemos, esteve na Câmara a convite do presidente, vereador Nivaldo Chaparral , para falar aos vereadores detalhes do projeto da nova indústria da empresa. A proposta de debater com os dirigentes havia partido do vereador José Antonio F. Campos (Tuco) .

            Segundo Evandro, a Casmil tem necessidade de deixar suas atuais instalações na área central, transferindo-se para uma novo local , levando em conta os transtornos que hoje enfrenta geograficamente pela operação  das carretas e da indústria, e por ter planos de uma grande ampliação. Com uma captação atual de 270.000 litros/leite/dia, a Casmil, de acordo com ele, vem industrializando 50.000 litros desse volume e quer alcançar 100% de industrialização, com o objetivo de agregar valor ao produto.

            A nova planta tem um custo de implantação orçado de R$ 12 a R$ 15 milhões, dinheiro segundo o diretor que deve ser levantado em linhas de crédito junto ao BNDES. O cronograma, conforme informado aos vereadores, prevê já para 2008 a inauguração da plataforma, indústria de queijos e de leite longa vida. Com a ampliação da produção, o quadro de pessoal deve passar de 200 para 450 empregados.

            A área doada está localizada na região da MG 050 conhecida como Perobas (sentido Passos-Furnas) e soma 10,68 hectares. A matéria na forma de proposição de lei hoje mesmo (13 de março) segue para sanção do prefeito Ataíde Vilela. 

            O presidente da Câmara comemorou a votação da matéria. “Será um marco para a Casmil no município, um marco para o desenvolvimento econômico de Passos, com benefícios para os produtores rurais e para toda a comunidade”, afirmou Nivaldo Chaparral.

Vereadores reúnem-se no plenarinho com o diretor da Casmil, Evandro Freire Lemos, para ouvir detalhes sobre projeto da nova planta industrial da empresa
 
SDLP/jpe
010/2007
13/03/07

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.