Notícias

Biblioteca da Câmara: em dois anos números atestam alcance

21 de Dezembro de 2006

        Ao completar dois de funcionamento a Biblioteca “Maria Jabace Reis”, mantida pela Câmara Municipal de Passos, apresenta números que atestam o alcance social de sua implantação, sobretudo no acesso à Internet para quem até então era um excluído do mundo digital na cidade. São 1.650 carteirinhas de freqüentadores já emitidas pela Biblioteca, que além de um acervo de 2.000 publicações e de oferecer a leitura dos jornais da cidade, disponibiliza 6 computadores para navegação na WEB e duas impressoras para trabalhos escolares – tudo gratuitamente.

            O acervo reúne enciclopédias, dicionários, livros jurídicos e revistas (do Tribunal de Contas, jurídicas e políticas), podendo ser manuseado no próprio local. Não há serviço de empréstimo. Os jornais da cidade, disponibilizados aos freqüentadores no dia-a-dia, estão sendo encadernados como documento histórico também para consultas.

            Nos terminais de computadores, a inclusão digital confirma o acerto da medida, permitindo sobretudo a crianças carentes e a adultos que não têm acesso a Internet, navegarem com facilidade. Casa sempre cheia, com todos os computadores sempre ocupados, porque diariamente a Biblioteca registra uma freqüência média de 65 pessoas.

A servidora Ariádna Denise Costa Esper, que trabalha no local, afirma que a Internet tem sido muito útil para essas pessoas porque além de pesquisas escolares a crianças possibilita para adolescentes e adultos envio de currículos, inscrições para o Enem, Prouni, concursos públicos, cadastros de CPF e e-mail – só para citar os maiores registros.

A fim de evitar desvio de finalidade, os computadores estão programados para impedirem acesso a sites como orkut, bate-papo, paparazzo, jogos e outros.  “Nos casos de trabalho de escola doamos ainda as capas, os freqüentadores trazem as folhas e podem ser impressas 20 folhas por pessoa”,  explica Ariádna.

O presidente da Câmara Municipal, vereador dr. José Roberto Bernardes, idealizador do projeto, afirma que termina o seu mandato no cargo satisfeito por ter conseguido ampliar a idéia. “Foi a primeira iniciativa de Internet gratuita na cidade, começamos na época com dois computadores, hoje já são em número de seis e o espaço foi ampliado”, ressalta.

Pelo segundo ano consecutivo, os usuários – principalmente crianças – puderam confraterniza-se ao final de mais um exercício. A festinha, viabilizada pela doação de servidores e de colaboradores do Legislativo,  aconteceu na semana passada, na garagem do prédio, com refrigerante, cachorro-quente e bolo, depois de vários brindes terem sido sorteados com a chegada de Papai Noel. Na ocasião, o presidente da Câmara foi homenageado pelas crianças, como reconhecimento ao fato de ter criado a Biblioteca.

A Biblioteca funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, no pavimento inferior do prédio da Câmara. Não há limite de idade para ser usuário da Internet, a única regra é que a pessoa tenha pelo menos uma pequena noção de informática para navegar.

 
SDLP/jpe
116/2006
21/12/06
 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.