Notícias

Audiência Pública motiva criação de movimento de defesa de Furnas

19 de Março de 2001


Com um número muito expressivo de participantes, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Passos realizou na última quarta-feira (28 de março), Audiência Pública para debater a privatização de Furnas Centrais Elétricas e o problema do baixo nível do reservatório da hidrelétrica de Furnas. A Audiência, realizada no plenário da Câmara, levantou diversas propostas de mobilização, entre elas a necessidade de um fórum permanente em defesa de Furnas.
A Comissão - formada pelos vereadores Auro Maia (presidente), Hélvio Vieira Maia (relator) e José Horta da Silva (membro) - avalia que o número de participantes da primeira Audiência superou todas as expectativas. Compareceram cerca de 50 pessoas, entre políticos, lideranças, sindicalistas, estudantes, representando todos os segmentos da comunidade, inclusive de cidades vizinhas.
O presidente da Comissão, vereador Auro Maia, abriu os trabalhos, explicando os motivos que levaram a Câmara a se envolver com a questão. De acordo com ele, a exemplo de toda a região, a cidade é parte interessada nas questões de Furnas, porque há o temor de prejuízos com a privatização e com a situação atual do nível do reservatório.
O vereador Hélvio Vieira Maia defendeu a necessidade do município investir no projeto conhecido turístico como "Nascentes das Gerais". De acordo com ele, a criação da Associação das Nascentes é de vital importância visando o lago de Furnas, porque será uma entidade que, entre suas atribuições, terá força para defender a manutenção dos níveis do reservatório.
O representante da Federação Nacional dos Urbanitários, Dougras Camilo Correa, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal. Segundo ele, Passos sai na frente na defesa de Furnas, porque está lançado, nesse sentido, um movimento pioneiro no interior.
Outra a falar na Audiência, a presidente da Câmara Municipal de Piumhi, vereadora Marlene de Souza Costa, disse sobre a importância da região estar mobilizada. O presidente do SindeFurnas e integrante do Conselho de Administração da Cemig, Ataíde Vilela, traçou um cenário sobre as privatizações das empresas de energia elétrica no País. Outros a fazerem intervenções foram o vice-prefeito de Passos, Darlan Esper Kallas, e o ex-prefeito de Guapé e ex-presidente da Ameg, José Dalton Barbosa.
Entre as propostas levantadas, para serem encaminhadas, estão a necessidade de mobilização dos estudantes; uma campanha publicitária que chame a atenção da população para as consequências da privatização; a cobrança de uma postura do presidente da Câmara Federal, o mineiro Aécio Neves; a realização de um seminário de abrangência regional, para somatório de forças.
A Comissão da Câmara, como também proposta levantada pela Audiência, pretende participar em breve de uma reunião da Ameg, onde vai solicitar o engajamento de todos os prefeitos e vereadores. Os vereadores Auro Maia e Hélvio Vieira Maia dizem que outra sugestão é no sentido do fórum, lançado em Passos, ter um núcleo de defesa de Furnas funcionando em cada município, criado pelas respectivas câmaras.
A Comissão vai encaminhar o relatório da Audiência a todos os participantes e já tem listadas todas as propostas, para encaminhamento na 2ª Audiência, marcada para o dia 17 de abril.
ACS/jpe
015/2001
29/03/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.