Notícias

Comissão de Saúde debate relatório do quadrimestre

01 de Junho de 2023
Comissão de Saúde debate relatório do quadrimestre

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos realizou hoje a tarde (1º de junho) reunião para apresentação do relatório  do primeiro quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde. A Comissão presidida pelo vereador Francisco Sena (Podemos) e que tem os vereadores Luis Carlos/Dentinho (MDB) e Dirceu Soares (PSD) como membros recebeu no plenarinho o secretário da pasta, Thiago Salum, e todo o corpo técnico dirigente da Secretaria.
 
 
A coordenadora dos PSFs, Clarissa Carneiro, fez a apresentação do relatório, explanando os números. Logo em seguida, a palavra foi aberta. O vereador Dirceu Soares destacou a importância do evento, lembrando que era o momento de se avaliar como está a prestação dos serviços e que a Câmara Municipal quer colaborar para melhorias no setor.
 
 
De um orçamento da Prefeitura de cerca de  R$ 330 milhões para 2023, a Secretaria de Saúde tem orçados R$ 123,6 milhões. Entre os números apresentados, a Secretaria apontou que  viabilizou no quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril),  através do centro de especialidades, 1460 consultas com cardiologistas, 754 com gastroenterologia, 275 com cirurgião geral, 1605 com ortopedia e 733 com endocrinologistas, 220 pequenas cirurgias, totalizando 5695 atendimentos no período. Segundo o relatório, esses atendimentos foram 18% maiores  se comparado ao último quadrimestre do ano anterior.
 
 
O secretário Thiago Salum disse que a Prefeitura está priorizando a atenção primária e que é o ponto que vê como importante para ser fortalecido. O vereador Francisco Sena questionou sobre a situação dos exames de ultrassonografia e sobre qual o exame que tem tido maior dificuldade para ser fornecido. De acordo com Clarissa Carneiro, a maior fila no setor está para ultrassonografia de abdome total.
 
 
O vereador Dirceu Soares questionou como se encontra a fila de cirurgias eletivas. Segundo apresentado, desde fevereiro a Prefeitura realizou 1.626 cirurgias eletivas através da Santa Casa, tendo a maior demanda sido para correções de hérnia, vesícula e cálculo renal. Conforme mostrado, no período foram realizadas também 778 cirurgias de ortopedia e 168 oftalmológicas e o programa está sendo incrementado com o Valoreminas do governo do Estado.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.