Notícias

Câmara lança o PJ Minas 2023

24 de Março de 2023
Câmara lança o PJ Minas 2023

           A Câmara Municipal de Passos promoveu na noite de quarta-feira, 22 de março, o lançamento oficial do Parlamento Jovem de Minas 2023, programa de formação política dos estudantes do ensino médio, idealizado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e que tem o Legislativo Passense como parceiro.

            A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e reuniu no plenário cerca de 60 pessoas, entre alunos e seus pais, diretores e educadores. A presidente da Câmara, vereadora Aline Macedo (PL), destacou a importância do momento, observando que na terceira edição que o Parlamento Jovem acontece em Passos a expectativa é de reunir número recorde de inscrições.

            O Parlamento Jovem de Minas a cada ano discute um tema de relevância. Em 2023, seus participantes vão debater “Jovem e Mercado de Trabalho”.

            Um vídeo explicativo sobre os objetivos do projeto e como ele é executado foi exibido no telão. A vereadora Aline, depois de destacar que estudantes “são os protagonistas” do programa, lembrou que o Parlamento Jovem de Minas é apartidário, não tem ideologias e busca debater as políticas públicas. “A oportunidade do jovem ter voz, ser ouvido pelo poder público”, afirmou, explicando em detalhes o funcionamento do Parlamento Jovem, que tem etapas e um cronograma de atividades que vão se estender até o  segundo semestre.

            A professora Zinetti Guimarães Rattis representou a superintendente de Ensino, Lael Keller. O radialista Dirlei Freitas foi o palestrante da aula inaugural. O advogado Vinicius Muzetti, servidor da Câmara e um dos coordenadores, completou a composição da mesa. O vereador Dirceu Soares, que junto com a vereadora Aline atua também na coordenação, não pôde estar presente e gravou um vídeo de saudação. Também o deputado estadual Cássio Soares enviou vídeo cumprimentando os participantes. A vereadora Gilmara Oliveira (PDT) esteve presente.

            A professora Zinetti lembrou que o projeto vem crescendo e que com grata satisfação constata que nesse ano há inscrições de estudantes de todas as escolas estaduais de ensino médio da cidade. O servidor Vinicius Muzetti disse que a experiência dos dois primeiros anos foi muito positiva.

            O radialista Dirlei Freitas, convidado pela presidente Aline para a primeira aula, fez uma palestra de cunho motivacional, chamando a atenção para uma reflexão na qual segundo ele o estudante deve ser conscientizado de que a verdadeira política transforma. De acordo com  ele, iniciativas como a da Assembléia, que mobiliza todo o Estado,  são importantes para demonstrar que o jovem quer debater.

Câmara lança o PJ Minas 2023 Câmara lança o PJ Minas 2023

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.