Notícias

Câmara pede urgência para estradas rurais

09 de Março de 2023
Câmara pede urgência para estradas rurais

         A situação caótica das estradas rurais do município, agravada com as chuvas das últimas semanas, que além dos buracos e atoleiros  tem sofrido com a queda das pontes, foi  tema hoje (7 de março) de debate na Câmara Municipal de Passos, em encontro promovido pela Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural. O evento na parte da manhã lotou as dependências do plenarinho, movimentando a administração municipal, lideranças e produtores rurais, que pedem socorro argumentando que estão sem terem como escoar a produção.

         O prefeito Diego Oliveira esteve pessoalmente junto com vários secretários. Lideranças como o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Darlan Esper Kallas, disseram que o campo está sofrendo com a falta dos acessos. “O acesso é o mínimo que tem que ser dado, as estradas não evoluíram, não acompanharam a tecnologia das lavouras”, afirmou, defendendo a decretação do estado de calamidade, o que possibilitaria à Prefeitura instrumentos legais emergenciais de ações e aquisição de maquinário.

          O vereador Plínio Andrade (PP) presidiu o debate, tendo ao lado os vereadores Michael Silveira (PP), Alex Bueno (PSD), Edmilson Amparado (MDB), Maurício Silva (União Brasil), Francisco Sena (Podemos) e Luis Carlos/Dentinho (MDB). Plínio abriu o encontro falando sobre a importância do momento e  enfatizou que diante de tantos caminhões nos atoleiros e com pontes caindo, não se pode esperar mais.

         Os vereadores apresentaram sugestões de medidas emergenciais que podem ser adotadas pela Prefeitura, como a decretação de estado de calamidade pública das estradas rurais. Outra proposta é para o desmembramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento com a criação de uma secretaria exclusiva para as estradas rurais.

         O vereador Edmilson Amparado definiu de caótica a situação do setor, compartilhando a idéia de que a Prefeitura poderia se pensar em ter uma secretaria exclusiva para a malha viária do campo. Ele disse também que como a tentativa de terceirização não tem funcionado, com as empresas contratadas sem responderem às expectativas do município na recuperação das estradas, chamando-as de “picaretas”, a Prefeitura deveria dar um “tchau” as essas empresas buscando um TAC com o Ministério Público.

         O secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Nenem da Manoela, abriu o evento explicando que a administração está buscando se reequipar com caminhões e máquinas pesadas, para assumir sozinha os serviços, afirmando que quando entrou na Secretaria  encontrou  equipamentos sucateados.  De acordo com ele, num primeiro momento foram adquiridos veículos leves e agora, através de emendas parlamentares, estão chegando recursos para novos caminhões e máquinas.

         Na avaliação de Nenem, a terceirização além de ser mais cara está trazendo transtornos, porque deixa o município à mercê de empresas – contratadas para a recuperação das estradas - que não cumprem contratos, citando que por conta disso elas estão sendo alvo de processos administrativos.

         Nos cálculos dele, deixar todas as estradas em dia, com seus cerca de 2.000 km no município,  exigiria hoje um investimento de R$  12 milhões e R$ 1 milhão por ano em manutenção. O secretário lembrou que o perfil econômico do campo vem mudando em Passos nos últimos anos, estimando que somente de soja Passos tenha hoje uma área plantada imensa de 20 mil hectares.

         O prefeito Diego Oliveira, depois de elogiar a Câmara Municipal pela iniciativa, destacou que a administração está buscando soluções, vendo com bons olhos a idéia de desmembramento da Secretaria com a criação de um departamento de engenharia especializado em estradas rurais que possibilitaria a longo prazo uma solução definitiva.

         O vereador Michael Silveira, por sua vez, defendeu que a área ambiental deveria sair da pasta da Agropecuária, para que essa possa priorizar seus esforços a favor do homem do campo. O vereador Alex Bueno lembrou que a Prefeitura dispõe  de recursos e que a Câmara está pronta para apoiar a decretação de calamidade com a aprovação de suplementações ao orçamento.

Câmara pede urgência para estradas rurais Câmara pede urgência para estradas rurais Câmara pede urgência para estradas rurais Câmara pede urgência para estradas rurais Câmara pede urgência para estradas rurais Câmara pede urgência para estradas rurais

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.