Notícias

PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste

17 de Agosto de 2022
PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste

            A Câmara de Poços de Caldas foi sede da Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2022, que reuniu na quarta-feira do dia 10 de agosto, alunos e coordenadores das 17 cidades que compõem o Polo Sudoeste de Minas (Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso). A vereadora e coordenadora do PJ de Passos, Aline Macedo, acompanhou os jovens de Passos durante o encontro.

            Nesta etapa da Plenária foram escolhidos pelos próprios jovens 5 representantes. Limite determinado por cidade pelo projeto, foram eles; Ana Luíza Esteves Ottoni, Carlos Henrique Pereira da Silva, Emilly Schöps da Cruz Oliveira, Erik Kayke de Lima, Natan Felipe de Oliveira Cunha.

            Os alunos participaram de atividades ao longo do dia, entre elas a discussão e votação de 57 propostas contidas no documento base, elaborado nas Plenárias Microrregionais por todos os participantes do Polo sobre o tema Saúde Mental do Jovem. Dessas 13 foram priorizadas para a etapa estadual, que acontece em Belo Horizonte, no mês de setembro. Dentre elas estão;

- Destinação de profissionais de Psicologia para as escolas na Educação Infantil.

- Criação de um Clube do Livro, através das bibliotecas municipais, aberto a todos os usuários, disponibilizando, ainda, um acervo online por meio de site público e de fácil acesso.

- Promoção e incentivo às escolas para implementarem, manterem e melhorarem salas com material tecnológico, como computadores ou projetores, conscientizando sobre o uso especializado, saudável e acessível às tecnologias.

- Ensino Fundamental e Ensino Médio, fornecendo atendimento aos alunos e conscientização sobre a saúde mental.

            Ainda durante a Plenária Regional os estudantes elegeram os representantes de cada município que participaram da Plenária Estadual, programada para o mês de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

            Passos será representado pela aluna Emilly Schöps da Cruz Oliveira, da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Polivalente). “O meu mundo parou por alguns segundos, tive que segurar o choro de orgulho de mim mesma e fui abraçar o meu grupo; a minha nova família. Recordei do começo do ano, onde me sentia deprimida, com ansiedade, entre várias outras coisas e agora estou lutando e tentando ajudar os adolescentes que se sentem assim”, disse em depoimento.

            Estavam presentes os coordenadores estaduais do Parlamento Jovem, Ricardo Moreira e Veruska Célia Gontijo Pereira. Veruska falou da importância do evento e se disse impressionada com o nível dos debates promovidos pelos estudantes. “Essa Plenária coroa uma etapa super-importante do Parlamento Jovem, que é a regional. Então esse é um trabalho educativo, mas ao mesmo tempo de representação, muita participação e protagonismo do jovem, no sentido de estarem construindo aquilo que entendem como o que deve melhorar na sociedade, dentro da temática deste ano”, completou.

            Outra atividade da Plenária foi a votação das sugestões de tema para 2023. O Polo Sudoeste escolheu “Educação Financeira nas Escolas”, encaminhada para seleção na próxima etapa em BH.

 

Parlamento Jovem de Minas

            O projeto Parlamento Jovem objetiva propiciar formação política a estudantes mineiros, possibilitando que eles conheçam o funcionamento da política institucional e os instrumentos de participação popular existentes nos poderes legislativos municipal e estadual. A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas.

 

Depoimento da Emilly

“Eu vou contar a minha história... Mais ou menos no começo do ano ainda em pandemia, meio descrente do mundo, entediada, sozinha e sem saber o que fazer eu comecei a me inscrever em qualquer coisa que abrisse em Passos e um deles foi o PJ. Sinceramente eu mal sabia o que era e só fui pela emoção de estar fazendo alguma coisa. Mas os meses se passaram, eu fui estudando sobre fazer política e ser política; ganhei uma família. Eu conheci a Câmara e as pessoas de lá, ganhei uma nova casa. Depois de muito estudo elaboramos nossas propostas e tivemos a nossa primeira Plenária que infelizmente não pude ir. Depois de um mês  tivemos a Plenária de Paraíso e meu Deus, a ansiedade,o medo, a esperança e a incerteza que fiz o certo estavam me matando. Mal consegui dormir nas noites anteriores com medo dos jovens, da aprovação deles e das propostas. E pronto, várias propostas nossas foram para a próxima fase. Recentemente tivemos a Plenária de Poços e eu já me sentia mais confiante, porém eu não consigo ser tão sociável como uma jovem política deveria. Eu também estava ansiosa, feliz, animada, com medo de aprovação mas eu já estava lá, e ia lutar para o melhor no meu município. Nessa Plenária de Poços teve a escolha para o  representante do município em Belo Horizonte, e eu fui uma das candidatas. Eu fui lá na frente, ansiosa, tremendo, enxergando tudo embaçado, fiz o meu discurso sincero, e ah meu Deus! EU GANHEI! As pessoas votaram em mim. Elas gostaram de mim! O meu mundo parou por alguns segundos, tive que segurar o choro de orgulho de mim mesma e fui abraçar o meu grupo; a minha nova família. Recordei do começo do ano, onde me sentia deprimida, com ansiedade, entre várias outras coisas e agora estou lutando e tentando ajudar os adolescentes que se sentem assim”.

PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste PJ de Passos participa de Plenária do Polo Sudoeste

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.