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Parlamento Jovem faz entrega de propostas para o Executivo

24 de Junho de 2022
Parlamento Jovem faz entrega de propostas para o Executivo

            Alunos de Passos, participantes do Parlamento Jovem de Minas 2022, fizeram a entrega das propostas de lei na tarde dessa quarta-feira, 22 de junho, no plenário da Câmara.

            As propostas, elaboradas por estudantes de quatro escolas de Ensino Médio Estadual de Passos, participantes do PJ, passaram na plenária municipal e foram encaminhados formalmente aos representantes do Legislativo e Executivo Municipal, serão analisadas pelo Executivo. Que poderá transformá-las em projetos de lei ou indicações.

            Na ocasião o Executivo estava sendo representado pela secretária municipal de Saúde, Vanessa Freire, que foi quem recebeu as propostas feitas pelos estudantes. Ainda nesta semana os jovens darão sugestões para o tema do Parlamento Jovem de Minas de 2023, feito isso a Etapa Municipal será encerrada.

            O tema desse ano é  “Saúde Mental do Jovem”. Foram feitas pelos estudantes doze sugestões de leis, divididas pelos três subtemas do projeto que são “Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento em Saúde Mental”;  “Estratégias da Comunidade para Promoção da Saúde Mental” e o  “Uso Saudável das Novas Tecnologias”. Listadas abaixo da matéria.

            No evento estavam presentes o presidente da Câmara Alex de Paula Bueno (PSD), o vereador Francisco Sena (Podemos), o servidor da Câmara Vinícius Muzetti, os vereadores e coordenadores Aline Macedo (PL), e Michael Silveira Reis (PP).

 

Aprendizado no Parlamento Jovem

            Aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Nazle Jabur, Kawan Aureliano da Silva, contou um pouco do seu aprendizado até agora. “O PJ tem sido uma grande experiência para mim. Desde quando eu comecei a participar venho adquirindo muito conhecimento. Que vai desde das organizações dos poderes especialmente do Legislativo, também sobre elaborações de leis.  Fizemos visitas a vários lugares como o CAPS I, CAPS AD, as Residências Terapêuticas, onde fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de conhecer como esses serviços funcionam. Tivemos visitas de vários profissionais da área da saúde mental, que nos orientaram, e falamos como é importante discutir sobre a saúde mental. Com isso, nossa equipe do PJ foi capaz de elaborar propostas contra esse problema. O Encontro Regional foi o que mais me marcou, pude conhecer pessoas incríveis, fizemos várias atividades físicas, gravamos vídeos dançando (risos)... Esse encontro foi muito bom, interagimos e socializamos com jovens de outras cidades participantes do PJ, compartilhamos aprendizados e também dificuldades. Espero que nos próximos anos muitas pessoas possam participar pois é uma experiência incrível e única que alguém pode ter na vida”, finalizou Kawan.

            Já a Ana Luíza Ottoni, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual São José, afirmou que está orgulhosa de todos os seus colegas, e que depois do Encontro Regional teve a certeza que está no caminho certo. De acordo com ela, o projeto permitiu, ainda, que os estudantes tivessem acesso a opiniões diferentes das suas e proporcionou um processo reflexivo sobre o tema. Completou dizendo que  contribuir com suas opiniões, é muito importante, e espera ver mais jovens na política e mais pessoas atuantes em prol de sua cidade.

            Carlos Henrique Pereira da Silva, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, falou durante a solenidade; “Hoje viemos entregar nossas propostas sobre o tema estudado neste ano: Saúde mental. Um dia incrível onde nós alunos do Parlamento Jovem, entregamos oficialmente todas as ideias e sugestões, formadas com tudo que aprendemos até aqui. Gostamos muito de como a Câmera nos recebeu com respeito e muito carinho. Que os jovens tenham mais participação na política pública do município”, declarou Carlos.

 

Projeto Parlamento Jovem

            O projeto Parlamento Jovem objetiva propiciar formação política e cidadã aos estudantes mineiros, possibilitando que eles conheçam o funcionamento da política institucional e os instrumentos de participação popular existentes nos poderes legislativos municipal e estadual. A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e, em sua etapa municipal, o projeto é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pela PUC Minas.

            Todos os anos, é escolhido um tema de importância social e do interesse dos jovens, a partir daí é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo e discussões, que permitem o aprendizado. O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos.

 

PROPOSTAS PJ/2022 – PASSOS – SAÚDE MENTAL DO JOVEM

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO EM SAÚDE MENTAL:

  • Ampliar realização de campanhas publicitarias e de divulgação sobre o tema Saúde Mental visando a prevenção e orientação dos locais onde procurar ajuda/tratamento;
  • Ter psicólogas nas escolas para acolhimento e encaminhamento de casos específicos e palestras de orientação para todos;
  • Implantação do CAPS i e CAPS III; e
  • Ampliação do atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde, com atendimento exclusivo para jovens em horário estendido e alternativo.

ESTRATÉGIAS DA COMUNIDADE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL:

  • Revitalização, reforma e conservação de espaços públicos de esporte cultura e lazer;
  • Criação de uma agenda anual de eventos para jovens com ao menos  dois eventos mensais;
  • Rodas de conversas com pais e responsáveis sobre o tema Saúde Mental, buscando orientar e diminuir preconceitos referentes ao assunto; e
  • Realizar excursões para conhecer universidades, locais turísticos, empresas, dentre outros, com intuito de ampliar horizontes e conhecimentos.

USO SAUDÁVEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS:

  • Criação de Bibliotecas Públicas físicas e virtuais em um mesmo local, com instrutores para auxiliar o entendimento e uso da tecnologia de forma benéfica;
  • Realização de audiências onlines entre diretores e jovens protagonistas de diferentes escolas de forma permanente e continuada para discussão de assuntos comuns;
  • Realização de campanhas de conscientização e orientação sobre o uso das tecnologias, buscando esclarecer a ilusão de “vida perfeita” apresentada nas redes sociais; e
  • Inserir na grade curricular escolar, aulas de utilização saudável/benéfica das novas tecnologias.

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