Notícias

Parlamento Jovem visita Caps

18 de Abril de 2022
Parlamento Jovem visita Caps

Alunos que estão integrados ao projeto “Parlamento Jovem de Minas”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Passos em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tiveram uma tarde bem interativa nessa quarta-feira (13 de abril), sob orientação dos vereadores e coordenadores Michael Silveira Reis e Aline Macedo. Visitaram o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), Centro de Atenção Psicossocial destinado ao tratamento de pessoas com transtorno mental (Caps II) e a Residência Terapêutica Femininacom a finalidade de agregar conhecimento na área já que o tema desse ano é a “Saúde Mental do Jovem”.

Na residência terapêutica feminina foram recebidos pela enfermeira e coordenadora da casa Acássia Martins Hostalacia que apresentou aos estudantes toda dinâmica e o modo de trabalho com as moradoras. Com a finalidade de ressocializar e reintegrar a autonomia das mulheres que moram lá, a residência faz com que elas tenham uma melhor qualidade de vida. Quebrando o estigma social e criando um novo olhar sob pessoas com doenças mentais.

Logo após os jovens visitaram o Caps AD, a coordenadora Sara Costa de Oliveira deu uma palestra sobre a instituição que é um serviço especializado em saúde mental, que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado, ela apresentou o cronograma desde o acolhimento, avaliação, consulta médica a frequência e a alta dos pacientes, além do apoio a família dos jovens.

Por fim a coordenadora Aline Macedo foi com os jovens para o Caps II onde a Virgínia Zaparoli coordenadora geral, e a Suely Aparecida Silveira supervisora clínica e institucional apresentaram para a turma o propósito do centro que têm o objetivo de acolher os cidadãos, realizar acompanhamento clínico, desenvolver programas de reabilitação e promover a reinserção social, em que é promovido um conjunto de ações  que engloba, trabalho, lazer, o fortalecimento dos laços familiares e comunitários e o exercício dos direitos civis.

Parlamento Jovem visita Caps Parlamento Jovem visita Caps Parlamento Jovem visita Caps

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.