Notícias

Câmara aprova relatório da CPI da Covid

22 de Fevereiro de 2022

A Câmara Municipal de Passos aprovou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito  (CPI) que investigou no ano passado fatos relacionados ao enfrentamento da Covid-19 pelo município. A votação aconteceu na tarde dessa segunda-feira (21 de fevereiro) na 3ª reunião ordinária.

            A CPI da Covid-19, criada pela portaria nº 034/2021, investigou e apurou no âmbito do Poder Legislativo fatos relacionados à pandemia, sobretudo em torno das políticas de enfrentamento adotadas pela Prefeitura.

            Gestores, secretários, servidores municipais, numa grande lista de depoimentos, foram ouvidos pela Comissão, cujo  relatório reúne mais de 2000 páginas

            O relatório, aprovado por unanimidade do plenário e que sugere à Prefeitura uma série de medidas, será agora enviado pela Câmara à administração, ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Transporte coletivo

            Projeto do Executivo que majora os subsídios à empresa concessionária do transporte coletivo em Passos foi aprovado por 9 votos a 1, tendo sido convocadas duas  reuniões extraordinárias para a apreciação da matéria.

            Em primeiro turno, a 3ª reunião ordinária aprovou também projeto de lei do Executivo, que “dispõe sobre a reinstituição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa”. O projeto teve sua aprovação confirmada em segundo turno, em extraordinária realizada no final da tarde.

            Em primeiro turno, por acordo de lideranças para fazer parte da ordem do dia, a Câmara aprovou projeto do Executivo que cria o “kit escolar” aos alunos da rede municipal de ensino.

            Ainda em extraordinárias, os vereadores aprovaram em dois turnos projeto do Executivo que trata da doação de área ao Estado de Minas Gerais, na qual será construída a sede própria do Ministério Público Estadual.

Requerimentos

            Foram aprovados requerimentos de autoria dos vereadores Dentinho (DEM), Michael Silveira (PP), Edmilson Amparado (MDB), Aline Macedo/PL (Aline do Social), Francisco Sena (Podemos), Dirceu Soares/PSD (Padre Dirceu) e Plínio Andrade (PP).

            No grande expediente fizeram pronunciamentos os vereadores Dentinho, Michael Silveira. Aline Macedo, Edmilson Amparado e Dirceu Soares.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.