Notícias

Comissão debate criação do Conselho de Inclusão

26 de Novembro de 2021
Comissão debate criação do Conselho de Inclusão

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos realizou na noite de terça-feira, no dia 23 de novembro, no plenário, audiência pública para debater a criação do “Conselho Municipal de Inclusão e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O encontro reuniu membros da Associação de Deficientes Físicos, autoridades do Executivo, servidoras da Apae, além de integrantes do Conselho de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

            Segundo a vereadora Gilmara Oliveira (PDT), o Conselho é de extrema importância pois é uma maneira de exercer a democracia mais abrangente com a participação popular, uma oportunidade para representarem a população junto ao poder público, e com bons representantes e pessoas comprometidas e capacitadas para defender o interesse em buscar soluções e melhorias para o deficiente físico.

            A secretária municipal de Esportes , Michela Graças Resende Ribeiro, declarou que está em busca de atividades para pessoas com deficiência, e que a frente da Secretaria inscreveu no edital da Sedese do Paradesporto, o qual executa e articula ações esportivas específicas para as pessoas com deficiência, assim como desenvolve políticas de inclusão por meio de programas com oferta de atividade física e esportiva abrangendo o público com e sem deficiência. Apesar da Secretaria não ter sido contemplada neste ano, segundo Michela, a Secretaria vai continuar empenhada nesse propósito para o próximo ano. Ainda em sua fala, disse que a prática de esporte contribui muito para a melhor condição e qualidade de vida da pessoa com deficiência.

             Sílvia Helena Lopes, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde,   informou que para solicitar o suporte para necessidade de pessoas deficientes basta procurar  a unidade básica de saúde, com xerox do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Na unidade eles já fazem a entrada dos documentos e a pessoa pode adquirir uma cadeira de rodas, da qual é disponibilizada pelo governo do Estado, assim como um tutor, inclusive no local eles fazem a entrada para inclusão da pessoa na Apae.

            O presidente da Comissão de Saúde, vereador Dirceu Soares (PSD), agradeceu a presidente da Associação “Reintegrar”, Imaculada Conceição da Silva, pelo empenho na criação do Conselho, agradecendo também Éder Flávio e  Solange Santos,  membros da entidade  pela contribuição de experiências compartilhadas na reunião. Ainda disse que a Comissão vai ficar atenta na composição do Conselho para que ele tenha representatividade do Executivo, das pessoas com deficiências, e o apoio das secretarias do município.

            O vereador Francisco de Assis Sena (Podemos), também membro da Comissão, destacou a falta de acessibilidade em alguns pontos da cidade, e disse  que a criação do conselho vai gerar políticas públicas significativas para toda a cidade e também região.

 

Comissão debate criação do Conselho de Inclusão Comissão debate criação do Conselho de Inclusão

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.