Notícias

Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação

08 de Novembro de 2021
Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação

O debate sobre o novo Plano Diretor participativo que será implementado pelo município teve na noite de quinta-feira (4 de novembro) a audiência pública formal de mobilização da comunidade, tendo a Câmara Municipal de Passos recebido  grande público  representativo da sociedade civil. O Plano Diretor, na forma de lei complementar (PLC nº 003/2021), de autoria do Executivo, tem previsão de ir à votação do plenário na segunda quinzena de novembro.

            Logo no início dos trabalhos, o vereador Plínio Andrade, que presidiu a reunião, chamou a atenção para o momento histórico.  “Há anos o Plano Diretor não é renovado, todos nós sabemos da importância da atualização, da responsabilidade, tratando aqui do crescimento e do desenvolvimento do município para os próximos 10 anos”.

            O projeto, lembrou Plínio, deu entrada na Casa no mês de maio e de lá para cá, antes da audiência formal, a Câmara teve a preocupação de promover várias reuniões com segmentos representativos, debatendo para coleta de sugestões. Nesse contexto, foram realizados encontros com o setor imobiliário e da construção civil, com os engenheiros (Crea), Santa Casa, Associação das 3 Ilhas e Associação do bairro Vila São José.

            A participação expressiva da comunidade na audiência é destacada pelo vereador Plínio. “O resultado foi excelente, superando as expectativas. De forma harmoniosa ouvimos todos”. De acordo com ele, sugestões apresentadas  devem ser formalizadas e a Comissão continua aberta. Até ontem, cerca de 50 propostas de emendas haviam sido recebidas.

Emendas

            Já na manhã dessa sexta-feira (5 de novembro) os vereadores voltaram a se  reunir, para definir novas  emendas que devem ser apresentadas, de acordo demandas apuradas na audiência.

            Existe consenso entre os vereadores, segundo Plínio, em áreas relevantes. Nesse quadro ele cita a situação dos rancheiros do Rio Grande, para os quais o Plano Diretor deve prever a criação de uma zona especial em toda a extensão do Rio que corta o município. A medida vai possibilitar que núcleos de ranchos tenham acesso a serviços públicos como água tratada, redes de esgoto e de energia.

            Outro consenso é a transformação dos bairros Serra das Brisas e Monsenhor Messias em zonas industriais e comerciais. Segundo Plínio, além de aumentar a zona de expansão urbana, os vereadores querem flexibilizar áreas para Passos receber grandes empresas, fixando que todas as matrículas de propriedades confrontantes com rodovias federais e estaduais, que cortam o município, estarão aptas para investimentos industriais e comerciais.

Comissão

            A audiência foi organizada pela Comissão de Administração Pública, Política Urbana e Rural, presidida pelo vereador Plínio Andrade (PP), tendo a mesa dos trabalhos sido composta também pelo presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD); pelo vice-presidente Michael Silveira (PP); segundo secretário Dirceu Soares/PSD (Padre Dirceu); pelo secretário de Planejamento, Edson Martins, e pela secretária de Obras, Clélia Rosa.

            Participaram também os vereadores Edmilson Amparado (MDB), Francisco Sena (Podemos), Aline Macedo/PL (Aline do Social), Maurício Silva/PSL (Maurício da Cemig) e Gilmara Oliveira/PDT (Gilmara da Patas Amigas).

            Além de representantes de vários setores da administração municipal, o evento – com cerca de 150 pessoas – teve a representação das empresas, do Saae, Associação Reintegrar, Conselho de Engenharia (Crea), Conselho Municipal de Saúde, Associação dos rancheiros do Porto Velho, Associação das 3 Ilhas, Associação Amigos do Taquarussu, artesãos e moradores de bairros.

            O diretor de Desenvolvimento Municipal, Maxwell Messias Ribeiro, fez a explanação do projeto. Dois técnicos da Fundação João Pinheiro, participando on line de Belo Horizonte – os professores Paulo Madsen e Isabel Marques – contribuíram nas informações. A Fundação, contratada pela Prefeitura, elaborou a minuta do Plano.

            O público presente teve a palavra aberta para se manifestar com sugestões, tendo a TV Câmara Passos transmitido em tempo real nas redes sociais.

Última etapa

         Na avaliação do presidente da Câmara, Alex Bueno, audiência foi importante, representando  a última etapa. “Chegamos na última etapa do processo de tramitação que antecede a votação desse projeto, que considero ser uma das leis mais importantes entre os municípios. E assim é com muita satisfação que conduzimos esse trabalho junto aos colegas vereadores”.

            Segundo ele, o  Plano Diretor vai nortear o desenvolvimento de Passos pelos próximos dez anos . “A  minha visão desde o início foi de ouvir mais para errar menos possível, com o objetivo de construir uma lei com a sensibilidade das sugestões e solicitações da comunidade, buscando atender aos anseios dos segmentos, por exemplo:  dos setores de empreendedores, investidores, rancheiros, etc, bem como do poder público. E vamos entregar um melhor plano diretor condizente com a realidade embasado na visão de futuro”, destacou.

 

Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação Audiência pública do Plano Diretor teve grande participação

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.